Psicologia transpessoal: O que é, como funciona e benefícios
A psicologia transpessoal é um método que tem como base trabalhar e desenvolver os aspectos espirituais do ser humano. Desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, em 1970, visa explorar o crescimento, ajudando a descobrir a essência de cada um. Dessa maneira, de modo humanista, são utilizadas formas de intervenção para encontrar a essência que existe além do nosso ego.
Assim, a metodologia usada para conduzir a psicologia transpessoal se refere a uma combinação de tradições espirituais – especialmente o budismo – que são integradas com elementos da psicologia contemporânea.
Leia também: Psicologia junguiana: O que é e como funciona
Como funciona?
Não existe uma diretriz específica para os especialistas seguirem. Sendo assim, cada um segue um modelo diferente para esse processo terapêutico. As áreas chaves que a psicologia transpessoal abrange são: a psicologia que está além do ego, a psicologia transformadora e a psicologia integrativa, também conhecida como holística.
Portanto, os terapeutas transpessoais podem se basear nesses tipos de técnicas. Desse modo, o objetivo é que as técnicas utilizadas correspondam às necessidades dos pacientes e se mostrem eficazes e positivas.
Os métodos mais utilizados incluem: atividades de consciência corporal, escrita terapêutica, exercícios de respiração, musicoterapia, visualização guiada, meditação, ioga, hipnose, regressão, entre outros.
Leia também: Psicologia Positiva: O que é quais são os benefícios
Benefícios
Assim como outras terapias, a psicologia transpessoal também pode trazer benefícios que irão impactar positivamente sua saúde e bem-estar.
- Autoconhecimento: O autoconhecimento é um fator adquirido nessa terapia, o que fará com que o paciente compreenda a si mesmo com mais facilidade. Ademais, isso também resulta em um otimismo maior.
- Aceitação: O entendimento adquirido nas sessõe permite a aceitação. Consequentemente, uma maior facilidade de conquistar objetivos que você deseja.
Leia também: Terapia lacaniana: O que é e como funciona