Projeto Verão com Gabi Forte: Metodologia
Não é por acaso que essa jornada de oito semanas foi planejada estrategicamente da forma que foi. A nutrição eficiente é mágica, mas não é mágica sem motivos. É mágica porque ela faz o organismo entender exatamente o que queremos que ele entenda. Vamos por partes para você observar a minha linha de raciocínio:
1º) Semana 1 – Autopercepção
Se você não aprendesse a importância de se autoperceber e, muito menos soubesse do seu potencial de sinalização em relação à fome fisiológica, seria mais difícil entender que, independentemente da estratégia e desenho calórico, você é a pessoa mais importante para perceber a sua real necessidade. É por isso que existem pessoas que, às vezes, têm o mesmo perfil de tamanho que você, mas podem comer muito mais sem engordar.
A nossa expressão genética e metabólica nem sempre refletem o que os números e cálculos mostram. Assim, nada melhor do que a sensação genuína de fome fisiológica para demonstrar suas reais necessidades.
2º) Semana 2: Conscientização
Se você não aprendesse a importância de se obedecer e reconhecer os seus sinais, no que diz respeito ao real volume de consumo calórico/nutricional necessário, jamais conseguiríamos andar para frente de forma significativa. Assim como a fome fisiológica, a sinalização de saciedade e a capacidade de se controlar são pontos importantes para você aceitar o desconforto que qualquer restrição calórica pode trazer.
3º) Semana: Conhecimento
Se você não aprendesse que cada nutriente que consome tem uma função específica, provavelmente seria muito mais difícil renunciar a alguns hábitos errados que você seguiu durante a sua vida inteira. Nada como entender o motivo daquilo que está sendo sugerido para ser feito.
4º) Semana 4 a 6: Baixo consumo de carboidratos + repouso alimentar + jejum intermitente
Se você não aprendesse as capacidades reais do seu organismo em relação a um bom funcionamento sem uma grande escala de consumo de carboidratos, talvez nem conseguiria ter passado por todas essas semanas de forma constante. Muito mais do que isso, entendeu o quanto o sono é importante e o quanto deixar o seu corpo descansar em vez de comer o dia inteiro faz diferença para a longevidade e qualidade de vida.
Se você não tivesse passado por tudo isso, o seu organismo nem estaria apto para corresponder corretamente às sinalizações que vão existir durante essa semana e a próxima, e que dizem sobre a estratégia cetogênica. Mas, conversamos sobre isso depois.