Como superar a preguiça e ser mais produtivo

Equilíbrio
09 de Setembro, 2019
Como superar a preguiça e ser mais produtivo

Motivar-se para ser produtivo nem sempre é fácil. Alguns dias, a preguiça assume o controle e a última coisa que você quer fazer é cumprir sua lista de deveres. Sejam as obrigações do trabalho ou uma rotina de exercícios, é possível superar a inércia e ser a sua versão mais produtiva em qualquer lugar. 

Veja dicas simples e certeiras para começar já: 

Concentre-se nos primeiros cinco minutos

Os primeiros minutos de uma atribuição qualquer são os mais difíceis, seja uma atividade física ou um projeto de trabalho. Também, a parte mais desafiadora do dia está concentrada nos minutos que seguem o toque do despertador, por isso é importante não enrolar e nem “se render” nesse período. Depois de passar os primeiros cinco minutos, você estará no caminho da produtividade e pronto para o que vier. 

Comece pequeno

Grandes objetivos podem ser assustadores, mas objetivos menores parecem mais fáceis de gerenciar. Se você tiver problemas para encontrar a motivação para ir à academia, por exemplo, comece com uma caminhada pelo quarteirão. Se você está sonhando em escrever um livro, comece escrevendo alguns parágrafos por dia. Ao realizar algo, mesmo que seja pequeno, você inicia o movimento para seguir em frente.

Leia também: Maneiras de aumentar naturalmente a serotonina no corpo

Faça pausas

Todo mundo precisa de tempo de inatividade para reenergizar, e quando se trata de aumentar a produtividade, as pausas são tão importantes quanto o tempo que gastamos nas tarefas. Agende intervalos para o seu dia para mantê-lo motivado e encorajá-lo a ser produtivo enquanto estiver trabalhando. Dessa forma, quando o intervalo terminar, você voltará ao trabalho em vez de fazer uma pausa desnecessariamente longa e achar muito difícil começar de novo. Durante o tempo que você agendou para relaxar por um momento, realmente relaxe. Não pense no que você tem pela frente, apenas esteja no momento.

Crie uma lista de afazeres

Tire alguns minutos no início do dia para definir o que é prioridade e deve ser feito. Com suas prioridades em ordem, você não gastará um tempo em tarefas menos importantes ou não urgentes. Agora, se realmente quer avançar no jogo, escreva sua lista antes de ir para a cama. Isso significa que você acorda sabendo como será o dia e pronto para realizar o que precisa. 

Leia também: Como equilibrar as nossas necessidades

Foque em uma atividade de cada vez

Quanto mais você tenta fazer mais de uma coisa aos mesmo tempo, mais fica sobrecarregado e com dificuldade para se concentrar e se sentir realizado. Portanto, cumpra uma etapa por vez, sem estresse.

Crie recompensas 

Somos motivados por recompensas. Escolha o que seria um bom incentivo para você (como tomar um banho de banheira ou uma colher de sorvete) e responsabilize-se por não receber essa recompensa até concluir a tarefa atribuída. 

Leia também: Como vencer a sua batalha emocional

Durma bem

É difícil ser produtivo quando você está cansado, e não dormir o suficiente pode diminuir a velocidade do seu cérebro, dificultando a motivação e a atenção. Para garantir que seu próximo dia seja produtivo, programe uma quantidade adequada de horas de sono na noite anterior. Seu cérebro vai agradecer.

Não seja perfeccionista

Para algumas pessoas, a pressão para ser perfeito pode atrapalhar a execução. Nesses casos, pode parecer mais confortável adiar do que correr o risco de falhar. Nesses momentos, lembre-se que fazer algo é melhor do que não fazer nada. 

Leia também: 10 dicas para driblar a ansiedade no trabalho

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022