Qual é a postura correta para lavar louça e passar roupa?
Os afazeres domésticos são práticas quase que diárias e que tomam um certo tempo. Enquanto lavava a louça, a roupa ou passava as peças, já sentiu uma dor na coluna e recorreu a uma cadeira? Pois é, essas dores são bem comuns e culpa da postura errada ao exercer as tarefas. Para melhorar essa situação, é preciso saber qual é a postura correta para lavar louça e passar roupas.
Essas dores, principalmente na coluna, estão relacionadas exatamente pela forma de execução das mesmas. O professor Marcelo Lourenço, coordenador do curso de Educação Física da Estácio São Paulo, conta que segundo dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 70% da população global vai sentir algum tipo de dor nas costas ao longo da vida.
“Devemos respeitar os sinais de dor ou desconforto que nosso corpo apresenta para não deixarmos uma dor aguda evoluir para uma dor crônica. A demora do tratamento ou atenção a dor pode transformar um caso simples de dor em uma dor crônica, que requer tratamento de médio a longo prazo para melhora total ou parcial”, afirma.
Leia também: Dicas de como decorar a casa a favor da saúde mental
Postura correta para lavar louça e passar roupa
O coordenador conta que recomendações básicas ajudam a evitar as dores na hora das tarefas. Sendo assim, o ideal é contar com uma pia e tábua de passar com boa altura, dessa forma, miniminizam os riscos de má postura e dores lombares. A altura desses itens deve ser na direção do umbigo, sem precisar inclinar muito o corpo para a atividade.
Veja outras dicas de Marcelo Lourenço:
- Proximidade da pia/tábua do corpo para não haver qualquer curvatura para execução dos movimentos que podem sobrecarregar ombros e região dorsal;
- Apoio dos braços ao fazer os movimentos, preferencialmente com o antebraço para não sobrecarregar ombros e trapézio que acabam por sustentar os braços e todo peso do material manuseado.
- Faça pausas pontuais a cada 45 minutos, caminhando ou movimentando o corpo, para não sobrecarregar a musculatura por muito tempo.
E na hora de estender as roupas?
Aqui, a atenção deve ser a mesma. O professor explica que todos os agachamentos devem ser feitos com a flexão dos joelhos e a coluna mais reta possível, tanto na subida quanto na descida. Todo o peso da roupa deve estar concentrado em braços e pernas!
De acordo com Lourenço, estender a roupa com o varal abaixado não é a melhor opção. Deixe ele na altura da cabeça ou em que, pelo menos, não precise fazer a extensão total do cotovelo ou estender o braço acima da altura do ombro.
“Dicas gerais para atividades diárias devem levar em consideração não sobrecarregar a coluna ou as costas. Por exemplo, ao varrer ou passar pano no chão, evitar inclinar, deixando sempre uma perna mais a frente que a outra e somente flexionar o joelho da perna da frente para fazer o movimento”, sugere.
Como melhorar os hábitos de postura incorreta?
O professor Marcelo Lourenço conta que é preciso ter em mente os movimentos naturais do corpo, para não sobrecarregar a musculatura com movimentos executados de forma incorreta ou repetidas. Assim, eles podem causar várias lesões. Por fim, ele ressalta que é muito importante fortalecer todas as musculaturas das costas e abdominais.
“Muitas vezes, por falta de tempo ou necessidade, são feitos movimentos errados acreditando que de forma rápida não causará nenhum malefício. Mas, o tempo perdido para dar atenção para a postura poderá beneficiar e muito a longo prazo, prevenindo problemas maiores. O principal ponto de atenção atualmente diz respeito ao uso de smartphones ou tablets, chamada de ‘text neck’. Se trata de uma síndrome adquirida pelo excesso de uso destes dispositivos, impactando cronicamente a região cervical”.