Pode colocar comida quente na geladeira? Entenda

Alimentação
04 de Fevereiro, 2022
Pode colocar comida quente na geladeira? Entenda

As sobras das refeições podem (e devem!) ser mantidas no refrigerador para evitar a proliferação de bactérias e outros micro-organismos prejudiciais à saúde. Contudo, você já deve ter se perguntado: pode colocar comida quente na geladeira? Veja resposta:

Pode colocar comida quente na geladeira?

A verdade é que quanto mais cedo você guardar as sobras, menor é o risco de alguma coisa estragar. Manter o que sobrou do almoço em recipientes herméticos e sob uma temperatura abaixo de 5°C com certeza vai estender a vida útil do alimento. Mesmo assim, é preciso ficar atento aos sinais de deterioração.

Afinal, comida estragada pode trazer uma intoxicação alimentar nada agradável. Isso porque quando certos alimentos entram em decomposição, bactérias causadoras de doenças se desenvolvem neles, gerando sintomas como vômito, dor abdominal, febre, diarreia… E por aí vai.

Mas existe um porém: se você tampar o potinho ou a panela, o choque de temperaturas vai causar a formação de gotas de água na tampa — e esse é um ambiente propício para os bichinhos indesejados.

Portanto, o ideal é colocar o alimento destampado na geladeira e, assim que ele esfriar completamente, fechá-lo bem. Por fim, lembre-se que as sobras devem ser consumidas até cinco dias depois do preparo, viu?

Leia também: Quantas bananas posso comer por dia? Especialista responde

E com relação ao gasto de energia?

Nesse caso, a história é um pouco diferente. Um recipiente muito quente, por exemplo, que ainda está soltando vapor, pode mudar a forma como a refrigeração age dentro do aparelho. Isso porque o ar quente irá subir, empurrando o ar frio para baixo. A mudança é mínima, e, em poucas horas, tudo estará como antes. Mas é preciso lembrar que alguns ingredientes são muito sensíveis às mudanças, e a própria geladeira pode sofrer.

Além disso, o eletrodoméstico precisará trabalhar para equilibrar as temperaturas. A boa notícia é que os modelos mais recentes são bem econômicos e isso dificilmente alterará a sua conta de luz. Mas os mais antigos provavelmente precisarão de mais energia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental