Picolinato de cromo aumenta os músculos?
Na internet, a gente encontra muitas opções de remédios, suplementos e até ervas que prometem benefícios estéticos. Contudo, é preciso ter muito cuidado ao utilizá-los, bem como contar sempre com a ajuda de um profissional. O picolinato de cromo, por exemplo, é uma substância que muita gente usa com o intuito de emagrecer e até ganhar mais músculos. Mas será que é realmente isso que acontece? Entenda:
O que é o picolinato de cromo?
É um suplemento alimentar, ou seja, uma substância fabricada pela indústria para complementar a alimentação. No caso do picolinato de cromo, ele serve para oferecer cromo ao organismo, e é indicado para pessoas que possuem deficiência dele.
O nome picolinato de cromo é assim porque ele contém três compostos diferentes (e não apenas o cromo). Isso é feito para que o corpo consiga absorver o mineral da melhor forma.
Para que serve o picolinato de cromo?
O cromo é um mineral que tem diversos papéis importantes para nós. Ele ajuda o organismo a digerir os carboidratos, evitando que eles sejam estocados em forma de gordura e melhorando a tolerância à glicose (basicamente o açúcar presente em nosso sangue).
Além disso, também contribui para a formação de proteínas nos músculos. Por fim, alguns estudos apontam também que o cromo pode ajudar a equilibrar o nosso colesterol.
Podemos encontrar o cromo em diferentes alimentos, como frango, carnes, ovos, frutos do mar, leite e derivados, uva, açaí, tomate, banana, maçã, espinafre, soja, milho, feijão… A lista é longa.
Por isso, quem não consegue obter quantidades recomendadas do mineral (50 a 200 mcg/dia) somente com a alimentação, geralmente usa o picolinato de cromo sob a recomendação de um médico.
Leia também: O que fazer para comer à noite?
E os outros possíveis efeitos do picolinato de cromo?
Entenda a polêmica por trás de cada um deles:
Controla a insulina?
A relação até que faz sentido. Afinal, quando há falta de cromo no organismo, o açúcar é absorvido de forma mais rápida. Isso não só aumenta a nossa vontade de doces, massas e pães, como também eleva os riscos de sobrepeso e diabetes tipo 2.
Contudo, não há evidências comprovando que pessoas saudáveis (isto é, sem deficiência de cromo) devem tomar o suplemento para potencializar o controle da insulina.
Emagrece?
É preciso ter cuidado com essa afirmação. Isso porque não existem pesquisas robustas comprovando a eficácia do suplemento para a perda de peso. Além disso, os estudos feitos até agora foram muito pequenos.
Além disso, é preciso lembrar que nenhuma substância (ou mesmo alimento), sozinha, pode nos fazer emagrecer. O ideal é apostar em mudanças no estilo de vida e adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
Picolinato de cromo aumenta os músculos?
Por fim, uma outra ideia é que o picolinato de cromo promove o ganho de massa muscular. Mas uma revisão de estudos, publicada na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva em 2016, não concordou com a informação.
Os autores do artigo não acharam relações entre a substância e “o ganho de massa muscular, a perda de gordura corporal ou melhoras em parâmetros bioquímicos.”
Leia também: Parar de usar anabolizantes engorda?
Conclusões
Considerando todas as discussões acima, podemos concluir que só deve ser consumir o picolinado de cromo quem não consegue ingerir cromo adequadamente pela alimentação. Sem contar que apenas um profissional qualificado pode indicar e orientar o seu uso.
Os efeitos colaterais que o excesso de cromo (mais de 800 mcg/dia) podem causar no corpo ainda são desconhecidos. Mas alguns pacientes já relataram sintomas como:
- Dificuldade de concentração;
- Problemas de equilíbrio e coordenação;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Urina escura;
- Icterícia;
- Dor de cabeça;
- Insônia;
- Náuseas e vômitos;
- Anemia;
- Problemas no fígado.