Pés de galinha: veja como tratar as rugas nos olhos
Você já se deparou com rugas na região dos olhos? Elas são causadas pelo envelhecimento da pele e vivem incomodando mulheres e homens a partir da meia idade. Mas a boa notícia é que é possível tratar e diminuir essas marcas, conhecidas como pés de galinha.
De acordo com Lucas Miranda, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o envelhecimento da pele ocorre por um conjunto de fatores naturais, além da exposição aos raios ultravioletas do sol e de hábitos como tabagismo, má alimentação, pouca ingestão de água e sedentarismo. Logo, cuidar da saúde no geral pode retardar o aparecimento dos pés de galinha e amenizá-los.
Assim como manter hábitos saudáveis, existem recursos da dermatologia para suavizar as rugas da região dos olhos. Preenchedores de ácido hialurônico, toxina botulínica, Ultraformer III, Skinbooster, e outros produtos contribuem para um envelhecimento da pele mais saudável.
“Esses sinais começam a ficar mais evidentes a partir dos 30 anos, que é a idade em que se inicia o decréscimo das fibras de colágeno e demais processos associados ao avanço da idade”, afirma o médico. “A partir daí, é importante lançar mão de um protocolo de tratamento específico para retardar e amenizar os sinais da idade, que deve ser elaborado junto a um dermatologista segundo as demandas e características de cada paciente.”
Como tratar pés de galinha no rosto
Segundo Lucas Miranda, o tratamento dessas marcas varia de acordo com o paciente. De forma geral, são usados preenchedores, toxina botulínica e Ultraformer. Outros procedimentos de estímulo à produção de colágeno, como o skinbooster e peeling de fenol, também contribuem para amenizar, prevenir e tratar as linhas de expressão.
Quanto aos cremes, não existe milagre: os produtos podem ajudar na prevenção e suavização dos sinais, mas não acabam com os pés de galinha.
Outro alerta que o dermatologista faz é em relação aos métodos caseiros. Segundo ele, as populares “receitas milagrosas” são arriscadas, principalmente porque são feitas sem nenhum tipo de acompanhamento médico e podem resultar em dermatites e outros problemas da saúde da pele.
“É importante que seja feita uma rotina de skin care diária, em casa, com produtos e passo a passo definidos junto ao dermatologista. Isso também vai contribuir para a prevenção e suavização desses sinais de idade”, completa.
Leia também: Flacidez e rugas no rosto: Saiba como evitar
Fonte: Lucas Miranda, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia