Quais perguntas fazer ao ginecologista antes de engravidar

Gravidez e maternidade Saúde
10 de Agosto, 2021
Quais perguntas fazer ao ginecologista antes de engravidar

Antes de engravidar, fazer um planejamento é ideal para aumentar a família. Colocar todas as despesas no papel, pensar o espaço da casa, montar o enxoval, focar em hábitos e alimentação mais saudável… Mas talvez a mais importante antes de todos estes passos é a visita ao ginecologista. Assim, conversar com o profissional sobre suas intenções é importante para o planejamento. Veja quais perguntas podem lhe ajudar a se preparar — lembre-se de que só um profissional é capaz de oferecer as informações e orientações mais assertivas para você.

Quais perguntas fazer ao ginecologista antes de engravidar

Quanto tempo demora para engravidar após a interrupção dos métodos contraceptivos?


Esta é uma pergunta que possui respostas diferentes, dependendo do método que você utiliza. Por exemplo, há casos de mulheres que engravidam logo após a pausa da pílula anticoncepcional, mas geralmente o corpo precisa de algumas semanas ou meses para se adaptar à falta de hormônios. Assim, com o DIU a situação é similar, pois o seu organismo precisará de um tempo até se ajustar. Como consequência, é normal que o ciclo menstrual fique desregulado e os dias do período fértil se alterem. 

Leia também: Cálcio na gravidez: Entenda porque o nutriente é tão importante

Em quanto tempo posso engravidar se não utilizar nenhum método contraceptivo?

O médico não consegue fazer uma previsão certeira, mas é capaz de analisar as possibilidades de acordo com seu histórico, idade, se possui algum problema de saúde que possa atrapalhar as tentativas. Dessa maneira, na ocasião da consulta, o ginecologista poderá pedir uma série de exames para analisar se há algum ponto de atenção à saúde.

Preciso tomar vitaminas antes de engravidar?

Apenas se o médico concluir que há alguma carência de vitaminas nos resultados de seus exames. Ou seja, saiba que tomar suplementos sem prescrição pode ser um desperdício de investimento, então espere o aval médico.

Os remédios que tomo podem prejudicar minhas chances de engravidar?

Alguns medicamentos são capazes de afetar a fertilidade, como os destinados a controlar a pressão alta e a epilepsia. Entretanto, é importante sinalizar ao seu ginecologista se utiliza algum medicamento de forma contínua para saber se os riscos se aplicam a você. 

Devo me vacinar?

Sim! As vacinas previnem doenças durante a gestação, cuja imunidade fica mais sensível. Dessa maneira, coloque a carteirinha de vacinação em dia para se proteger. 

Quais são os hábitos que preciso adotar?

Uma vida saudável, que equilibra alimentação, atividade física e descanso é uma recomendação para qualquer pessoa. Especialmente para quem deseja engravidar, porque um corpo e mente saudáveis são primordiais para encarar essa etapa. Dessa forma, é mais fácil ganhar peso de forma saudável, ter mais disposição e saúde durante toda a gestação. Se você tiver condições, procure ajuda de um nutricionista e profissional de educação física para iniciar essa mudança.

Por que tenho dificuldades para engravidar?

Se você já está há um tempo tentando engravidar, seu ginecologista seguirá o mesmo protocolo de investigação. Será necessário fazer exames para avaliar o que pode estar atrapalhando a sua fertilidade.

Estou grávida, e agora?

Muitas mulheres são pegas de surpresa pela notícia. Descobriu a gravidez antes do planejado? Procure imediatamente seu ginecologista ou obstetra para saber os próximos passos e seguir uma gestação tranquila e saudável.

Leia também: Insônia na gravidez: Principais causas e o que fazer

Fonte: Lucas Henrique Barça, ginecologista obstetra do CGO – Centro de Ginecologia e Obstetrícia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas