Gordura abdominal: 3 segredos para se livrar dela
Você malha na maioria dos dias da semana e come refeições saudáveis o máximo que pode. Mas, mesmo que os ponteiros da balança diminuam, não enxerga sucesso com a gordura abdominal? Não se sinta só.
Muito além da aparência, a gordura da região da barriga é um problema pelos riscos que representa para a saúde. Basicamente, existem dois tipos de gordura. A subcutânea, que está logo abaixo da pele – do tipo que você pode beliscar – e a gordura visceral, que está profundamente dentro da barriga.
A gordura subcutânea pode ser o que você quer se livrar antes do verão. Porém, a gordura visceral é o verdadeiro inimigo. Pois, ela aumenta a chance de contrair doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras complicações.
Gordura abdominal: Como se livrar dela
Infelizmente, não podemos dizer ao corpo de onde exatamente gostaríamos de perder gordura – é tudo genético. Seu corpo nasce com lugares pré-concebidos em que deseja armazenar gordura e, da mesma maneira, extrai gordura de onde achar melhor. Então, para queimar gordura da barriga, você precisa se concentrar em queimar gordura em todos os lugares.
Dito isso, para perder gordura abdominal (e de todo o corpo), é preciso não apenas cortar calorias. Mas sim, um tipo específico de calorias – carboidratos simples na forma de açúcar adicionado. Também é preciso adicionar exercícios físicos à rotina. Contudo, é melhor fazer uma forma específica de exercício: treinamento intervalado de alta intensidade. Finalmente, você precisa dormir mais. Mas, para fazer isso, precisa diminuir os níveis gerais de estresse para combater o hormônio cortisol, formador de gordura.
Leia também: Exercícios para emagrecer e definir os braços
Corte carboidratos em vez de gordura
A restrição calórica é uma maneira conhecida de perder peso. Mas, muitas vezes, os praticantes de dieta se concentram em reduzir a gordura. Um truque para perder gordura da barriga, no entanto, pode ser reduzir o consumo de carboidratos. Dois estudos publicados no The Journal of Nutrition descobriram que as pessoas que consumiam uma dieta pobre em carboidratos, em vez de uma dieta pobre em gorduras, perdiam mais gordura abdominal e também mais gordura em geral.
Assim, ao diminuir a ingestão de carboidratos, o corpo passa a queimar gordura armazenada, o que leva à perda de peso.
A melhor opção é cortar os carboidratos que não são ricos em nutrientes e têm um efeito profundo no açúcar no sangue, como refrigerantes, doces, industrializados, sorvetes e qualquer coisa com uma quantidade significativa de açúcar adicionado. Por outro lado, mantenha os legumes e grãos integrais no cardápio.
Aposte no HIIT
O treino HIIT (High Intensity Interval Training) ganhou notoriedade em programas de treinamento com o objetivo de emagrecer, e não é para menos. Combinar movimentos de alta intensidade, em que se chega a quase perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso é uma estratégia valiosa para secar as gordurinhas.
Sabe aqueles tiros no treino de corrida, ou momentos em que seu professor de bike pede um minuto de aceleração máxima? É isso! Você pode fazer a aula duas ou três vezes por semana, queimando entre 300 e 450 calorias em cada sessão. Aqueça 5 minutos pulando corda ou fazendo alongamento dinâmico. Em seguida, execute cada exercício por 30 segundos sem parar. Repita a rodada até completar os 20 minutos da aula. No final, volte à calma com um relaxamento de 5 minutos.
Reduza o estresse
Por fim, estresse, sono e gordura abdominal estão todos interligados. Se você está sob muito estresse, provavelmente não dorme o suficiente todas as noites. Se você não dormir o suficiente, poderá ganhar gordura visceral na barriga. Portanto, um truque para perder gordura da barriga é diminuir os níveis de estresse o suficiente para dormir de sete a nove horas por noite.
Há várias maneiras de combater o estresse no corpo. Como apostar em atividades que gosta, praticar meditação, aromaterapia ou acupuntura.