Pele desidratada e pele seca: qual a diferença?

Saúde
20 de Dezembro, 2021
Pele desidratada e pele seca: qual a diferença?

Pele desidratada e pele seca são sinais de falta de água no organismo. A importância de beber água, inclusive, já é um consenso entre as pessoas. Isso porque o líquido é vital para o funcionamento do nosso organismo, já que ela representa cerca de 60% do peso corporal de uma pessoa adulta.

No entanto, nem sempre a quantidade diária de consumo de água é suficiente para suprir as necessidades do corpo, que começa a dar sinais de que algo não vai bem. Desa forma, um dos primeiros indícios é a aparência da pele, que fica esbranquiçada, descamando e com marcas mais profundas, causando, por exemplo, a pele desidratada.

Leia mais: Sintomas da desidratação para ficar atento neste verão

Nesse sentido, uma pessoa que sofre com a oleosidade no rosto, por exemplo, pode ter altos níveis de sebo, mas não de água. Além disso, em muitos casos, a própria medicação contra a acne pode levar a esse quadro. Ah, e sabe quando a maquiagem fica craquelada? Diferente do que muitas pessoas acham – culpando, geralmente, o produto utilizado no rosto – o problema também pode ser causado pela falta de água. Isso porque a ausência do líquido no organismo altera até a textura das olheiras, dificultando na hora de espalhar o corretivo. A seguir, veja a diferença entre os dois casos:

Pele desidratada e pele seca são a mesma coisa?

A resposta é não. Primeiramente, é preciso diferenciar “tipo de pele” e ” estado de pele”. A pele seca é um tipo de pele, assim como as oleosas ou normais, por exemplo. Dessa forma, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele seca tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão.

Também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras. Além disso, a pele seca não se altera ao longo da vida, exigindo cuidado com ajuda de produtos apropriados.

Leia mais: Pele seca: Os melhores alimentos para incluir na dieta

A pele desidratada, por sua vez, é um estado de pele. Nesse sentido, é uma condição temporária que pode ser causada, principalmente, pela ausência de água na pele, além falta de cuidado com a cútis, um problema de saúde ou até o consumo de algum medicamento. Peles desistradas perdem o viço e a elasticidade, resultando em pequenas linhas de expressão e até marcas mais profundas na região da olheira.

Como tratar?

Não importa se você tem a pele seca ou se está com a pele hidratada, o tratamento para os dois casos é um só: muita hidratação. Para isso, além de investir no consumo de água, vale investir no produto certo. Além disso, esfoliar uma vez por semana e incluir um bom serum na rotina de skincare também darão uma forcinha no resultado.

Por fim, é importante consultar um dermatologista para ter não só o diagnóstico correto, mas também o tratamento adequado de acordo com seu quadro de pele seca e pele desidratada.

Leia mais: Água: Você sabe quanto deve tomar todos os dias?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas