Pasta de castanha-de-caju: Benefícios, como fazer e consumir
Já comeu pasta de castanha-de-caju? Se ainda não, saiba que você pode estar perdendo preparos deliciosos (e nutritivos!). Perfeito para incluir na dieta, o alimento é simples de fazer e muito fácil de combinar. Saiba mais:
Benefícios da pasta de castanha-de-caju
Promove a saúde cardiovascular
A castanha-de-caju é conhecida por ser uma fonte de gorduras boas, que ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue. Desse modo, o alimento protege o coração, ajudando a prevenir problemas como hipertensão e até infarto.
Aumenta a imunidade
Além disso, os nutrientes essenciais presentes no alimento melhoram o funcionamento do organismo e o deixam fortalecido para se defender de vírus e bactérias.
Deixa a pele mais bonita
A castanha também é rica em antioxidantes, substâncias que reduzem a ação dos radicais livres no corpo. Assim, elas combatem o envelhecimento precoce e até doenças como o Alzheimer e certos tipos de câncer.
Leia também: Quantas oleaginosas você deve comer por dia?
Fonte de ferro
Possui boas quantidades do mineral (2 gramas em 1/4 de xícara), que, por sua vez, participa do transporte de oxigênio pelo sangue, da síntese de DNA e do reparo celular.
Reforça os ossos
Além disso, ela também carrega fósforo, nutriente essencial para a absorção do cálcio. Isso significa ossos mais fortes.
Como fazer pasta de castanha-de-caju
Deixe duas xícaras de castanha-de-caju em um remolho (ou seja, mergulhadas em água filtrada) de um dia para o outro. Isso porque assim como o feijão, o alimento possui alguns antinutrientes que podem causar desconfortos gástricos em algumas pessoas. Em seguida, retire a água e asse as castanhas em forno médio por cerca de 10 minutos (até que fiquem levemente torrados).
Depois, leve ao liquidificador (ou processador) e bata até formar uma pasta homogênea — que vai soltar naturalmente óleo, sem precisar acrescentar. Se quiser, pode colocar uma pitada de sal para realçar o sabor.
Por fim, armazene em um pote hermético. Você pode guardar na geladeira (por até três meses) ou em um local seco e arejado (por até um mês).
Leia também: As melhores oleaginosas para quem sofre de diabetes
Como consumir pasta de castanha-de-caju
Por garantir saciedade e energia, a pasta de castanha-de-caju é uma boa opção pré-treino. Você pode combiná-la com frutas (como a banana), ou então incluí-la em smoothies e vitaminas. Contudo, tome cuidado para não exagerar: ela pode ser bem calórica se consumida em excesso. Por isso, evite preparos com geleias açucaradas, por exemplo.