Pasta de amendoim engorda? Calorias e como escolher a sua
Figurinha constante no Instagram das musas fitness, a pasta de amendoim é consumida do café da manhã ao pré-treino, com pão, tapioca, frutas e nos momentos em que dá vontade de comer um doce. Mas, o alimento ainda causa certa polêmica, especialmente entre os que afirmam que pasta de amendoim engorda
Além de ser uma delícia, a pasta de amendoim dá sensação de saciedade e é extremamente nutritiva. E se você pensava que o amendoim é uma oleaginosa, assim como as nozes e castanhas, você estava errado. O amendoim é uma leguminosa – por incrível que pareça, da mesma família dos feijões.
Pasta de amendoim engorda?
Antes de mais nada, é preciso entender que nenhum isolado tem a capacidade de emagrecer ou engordar. Pois, o que está relacionado com a perda de peso é a quantidade de calorias que o corpo ingere ao longo do dia. Assim, para diminuir os ponteiros da balança, é preciso que ocorra o chamado déficit calórico, que é quando consumimos menos calorias que gastamos.
Dito isso, a pasta de amendoim fornece energia extra para malhar. E quando aliada a uma fonte de carboidrato integral –uma torrada de arroz integral, por exemplo– aumenta a sensação de saciedade, evitando beliscadas entre as refeições.
Contudo, uma colher de sopa bem cheia tem cerca de 90 calorias. Assim, se você não é muito fã de exercícios físicos, limite-se a uma colher por dia. Você pode incrementar seu café da manhã e até lanches da tarde. Mas, se você é mais ativo e pratica exercícios regularmente, pode consumir duas colheres de sopa.
Confira a tabela nutricional da pasta de amendoim aqui
Como fazer em casa
Toste o amendoim em forno baixo por cerca de 20 minutos. Fogo baixo é essencial para preservar os óleos saudáveis do alimento. Posteriormente, ponha no liquidificador por alguns minutos até que vire uma pasta. Se quiser, acrescente um pouco de sal na mistura. Não se esqueça de guardar em recipiente bem fechado na geladeira.