Paraprobióticos: O que são, para que servem e quando consumi-los

Alimentação
01 de Dezembro, 2021
Paraprobióticos: O que são, para que servem e quando consumi-los

Você já ouviu falar em paraprobióticos? Talvez você esteja mais familiarizado com os probióticos, como os famosos “lactobacilos vivos” que encontramos em bebidas fermentadas por aí. Mas, apesar de termos semelhantes, essas duas palavras falam de coisas diferentes com funções diferentes, sabia? Vamos entender melhor sobre isso nos parágrafos abaixo.

De acordo com a nutróloga Marcella Garcez, os paraprobióticos são fragmentos de estruturas encontradas na parede celular de bactérias, que, quando ingeridos, podem ser reconhecidos pelos receptores das células de defesa e, dessa maneira, provocam uma reação imunológica. “O termo paraprobiótico se refere à utilização terapêutica desses fragmentos de probióticos”, explica.

Aliás, aqui fica mais clara a diferença entre os paraprobióticos e os probióticos. No primeiro caso, são lisados proteicos de probióticos, portanto, são fragmentos de estruturas que compõem probióticos específicos. Ao contrário dos probióticos, os paraprobióticos não são vivos.

Leia também: Probióticos: O que são e como consumir

Benefícios dos paraprobióticos

Ainda assim, os benefícios ao organismo são bastante notáveis. “A sinalização de estruturas como o material proteico proveniente dos probióticos é responsável por respostas imunológicas rápidas que podem desencadear efeitos anti-inflamatórios, antialérgicos ou metabólicos”, diz a médica.

Os probióticos são prescritos de forma individualizada, de acordo com as especificidades de cada um e, de preferência, após um diagnóstico médico que indique a necessidade dos paraprobióticos. Eles podem ser consumidos de forma isolada, associados entre si, com probióticos e com outros compostos bioativos.

“A frequência de consumo depende da condição clínica individual, em casos inflamatórios, alérgicos, disfunções metabólicas e situações clínicas nas quais os probióticos são contraindicados”, diz Marcella.

A boa notícia é que, como dito acima, ao contrário dos probióticos, os paraprobióticos não apresentam contraindicações. No entanto, têm indicações precisas, que condicionam a sua efetividade.

Leia também: Alimentos ricos em probióticos – além do iogurte

Fonte: Marcella Garcez, nutróloga.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental