Pálpebra inchada: Principais causas e o que fazer

Saúde
04 de Janeiro, 2022
Pálpebra inchada: Principais causas e o que fazer

Inchaços são comuns e podem acontecer por muitos motivos. Contudo, algumas vezes acendem um alerta: e quando o inchaço é na pálpebra? O olho é uma região sensível e merece os devidos cuidados. A pálpebra inchada ocorre devido a vários fatores, como alergias, terçol, blefarite, conjuntivite, herpes ou até mesmo uso inadequado das lentes de contato.

Mas é importante ressaltar que a pálpebra inchada é diferente dos olhos inchados. Dessa maneira, esse inchaço pode ocorrer em apenas um olho ou em ambos.

Leia também: Hábitos simples que ajudam a prevenir a conjuntivite

Por que as pálpebras incham?

De acordo com o médico dermatologista Dr. Luann Lôbo, a queixa mais comum no consultório diz respeito às pálpebras inferiores, que podem estar salientes ou com bolsas. “Essa protuberância na região das pálpebras inferiores, que é traduzida pelos pacientes como olheiras, pode ser provocada pela retenção de líquidos na região (depois de uma noite mal dormida, por exemplo), ou por um acúmulo local de gordura. Este último pode estar associado a fotoenvelhecimento e flacidez, e a fatores genéticos”, explica ele. 

Importante notar que inchaços agudos e que não retrocedem ou aumentam com o tempo podem ser um indicativo de processos patológicos, provocados por transtornos glandulares, por exemplo, e devem sempre motivar o paciente a procurar um médico especialista para avaliação adequada do caso e orientações. 

Tratamento para pálpebra inchada

Em relação aos tratamentos, eles são vastos e, mais uma vez, dependem da avaliação médica e de cada caso. Segundo o Dr. Luann, aqueles de impacto estético podem ir de preenchedores e laseres ao ultrassom microfocado ou cirurgias. Além disso, as técnicas de drenagem linfática podem ser grandes aliadas ao tratamento.

O ideal é não se automedicar e nem coçar os olhos, pois isso pode agravar ainda mais o problema. Lembre-se de buscar ajuda médica para que o tratamento seja feito da maneira correta.

Fonte: Dr. Luann Lôbo, médico dermatologista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas