Palatinose: Para que serve e benefícios do carboidrato
Já ouviu falar em palatinose? Basicamente, trata-se de um carboidrato natural e uma fonte excelente de energia. Também chamado de isomaltulose, possui um baixo índice glicêmico, ou seja, rende energia duradoura.
Resumidamente, esse é um carboidrato complexo, por isso, leva mais tempo para ser digerido e absorvido pelo organismo, já que sua estrutura química é mais complexa quando comparada aos chamados carboidratos simples. Dessa forma, seus picos glicêmicos são mais duradouros. Assim, o corpo pode utilizá-lo como fonte de energia por um longo período de tempo, sem ter que converter qualquer excesso dele em gordura.
Benefícios da palatinose
Melhora o desempenho físico
Por render energia prolongada, palatinose é recomendável para atletas, especialmente aqueles que praticam atividades mais intensas e longas. Quando consumida como pré-treino, pode ajudar a render um desempenho melhor durante o exercício.
Combate a sensação de fadiga
Não só, consumi-la também ajuda a combater a sensação de fadiga, ou seja, cansaço intenso.
Leia também: Alimentos que roubam energia do nosso corpo
Dificulta o ganho de peso
Visto que o corpo pode utilizar esse carboidrato como fonte de energia por um longo período de tempo, sem ter que converter qualquer excesso dele em gordura. Sendo assim, consumi-lo torna mais difícil que o corpo armazene gordura.
Protege os dentes
Ainda, esse carboidrato complexo não é digerido pelas bactérias orais. Portanto, pode oferecer proteção aos dentes contra as cáries, o que é especialmente benéfico para crianças.
Leia mais: Alimentos que protegem os dentes
Fontes de palatinose
Apesar de ser uma substância naturalmente encontrada nos alimentos, é ainda mais comum encontrar à venda a palatinose em sua versão isolada. Como assim? Em resumo, empresas fabricantes de suplementos isolam o carboidrato presente na beterraba e vendem-o na forma de pó. Portanto, há também essa opção.