Oxandrolona para que serve: Benefícios e efeitos colaterais
A oxandrolona é um esteróide derivado do hormônio testosterona que possui poder andrógeno e anabolizante, por isso, o suplemento anabolizante vem se tornando cada vez mais popular. Sua produção teve início nos Estados Unidos na década de 1960, quando o medicamento levava o nome de ANAVAR. A princípio, seu principal uso era como parte do tratamento para a hepatite (inflamação no fígado).
Hoje em dia, sua utilização mais comum é como uma forma de suplementação que ajuda na perda de peso, mas principalmente auxilia na hipertrofia, ou seja, facilita o ganho de massa muscular. Basicamente, isso se deve à sua ligação com o hormônio masculino, o qual lhe dá seu efeito anabólico.
Oxandrolona para que serve
- Força muscular, pois aumenta a síntese de fosfocreatina (responsável pela energia dos músculos)
- Síntese de proteínas (importante para a recuperação e crescimento dos músculos)
- Fortalecimento dos ossos (ajuda a prevenir problemas como a osteoporose)
- Dificulta o catabolismo (evita a perda da massa magra)
Leia mais: Excesso de proteína na dieta: Possíveis riscos à saúde
Oxandrolona benefícios
Ganho de massa magra e força muscular
A principal vantagem de a suplementar é o fato de que essa é uma substância que pode ajudar no ganho de massa magra. Não só, ela também aumenta a força dos músculos, pois aumenta seu armazenamento de energia. Sendo assim, isso também melhora a qualidade e o aproveitamento do treino.
O ganho de massa magra é bom para a saúde, pois melhora o equilíbrio, aumenta a densidade dos ossos, ajuda na flexibilidade do corpo e ajuda na queima de gordura.
Leia também: Quanto tempo leva para ganhar massa muscular?
Oxandrolona para que serve: ossos fortes
Além disso, os ossos também se favorecem da suplementação, pois ela ajuda a garantir que eles continuem fortes e densos. Sendo assim, isso ajuda na prevenção de doenças como, por exemplo, a osteoporose.
Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos ossos
Ajuda no tratamento da síndrome de Turner
Em resumo, a síndrome de Turner é uma condição cuja causa é a ausência de um cromossomo X no organismo de mulheres. Sendo assim, um de seus efeitos mais comuns é a infertilidade. Não só, a síndrome tem como características também o pouco desenvolvimento das mamas. Ainda, a puberdade também sofrer atraso.
Leia também: Estrogênio: Alimentos ricos e seus benefícios
Oxandrolona para que serve: protege o fígado
Além disso, o medicamento pode ajudar a proteger o fígado, uma vez que ajuda a eliminar a gordura que pode se acumular no órgão.
Leia mais: Alimentos para limpar o fígado
Oxandrolona emagrece?
A princípio, não. Não existem evidências científicas de que suplementação por si só cause o emagrecimento. Porém, por ajudar no ganho de massa magra, ela pode indiretamente ajudar na perda de gordura, pois a hipertrofia facilita a queima de tecido adiposo.
Leia também: Sibutramina para emagrecer: Relatos de quem usou o remédio
Oxandrolona: efeitos colaterais, riscos e contraindicação
A suplementação (que, em geral, se dá na forma de pílulas ou cápsulas) de oxandrolona é polêmica, pois, em mulheres, pode causar efeitos andrógenos. Ou seja, pode provocar o aparecimento de características masculinas no corpo, como, por exemplo, o aparecimento de pelos, engrossamento da voz, bem como a maior oleosidade da pele.
Ainda, outros possíveis efeitos que podem acometer as mulheres são, por exemplo:
- Desregulação da menstruação;
- Aumento do apetite;
- Queda de cabelo e fios mais oleosos;
- Retenção de líquido;
- Perda de libido;
- Aumento do risco de trombose;
- Mau humor;
- Diminuição do tamanho dos seios;
- Aumento do clitóris.
Por fim, a suplementação só é recomendável se tiver o acompanhamento de um médico.
Leia mais: Sibutramina: Para que serve, como tomar e efeitos colaterais