Ovo emagrece? Saiba se ovo é bom para emagrecer

Alimentação
11 de Junho, 2020
Ovo emagrece? Saiba se ovo é bom para emagrecer

Que ovo é saudável a ciência já conseguiu provar. Mas, será que tem como incluí-lo em uma dieta com foco em perder peso e, assim, usar o ovo para emagrecer? Se você faz parte do time que evita o alimento como parte de uma dieta equilibrada, está perdendo. pois, enquanto uma fobia persistente em relação ao ovo continua, prevalece o fato de ele é sim saudável. Não só, é um dos alimentos mais densos em nutrientes que existe. Aqui, vamos desvendar se ovo emagrece.

Em uma unidade se concentram 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, tudo por apenas 70 calorias.

Eles não são apenas deliciosos – também são fáceis de preparar. Assim, seja mexido, cozido, em omelete, sozinho ou acompanhado, leia motivos para comer ovos todos os dias.

Ovo emagrece?

Ovo ajuda a controlar a fome

O motivo são as proteínas que garantem maior tempo de saciedade após a refeição. Pois, um estudo da Universidade de Connecticut (EUA) constatou que ingerir ovo no desjejum impacta em consumir menos calorias no decorrer do dia. Ou seja, essa descoberta foi feita com um grupo comparativo entre pessoas que consumiram ovo no café da manhã e outras que ingeriram alimentos ricos em carboidratos.  

Ovo emagrece: Como usar o ovo para emagrecer

Por muito tempo banido dos cardápios saudáveis, o ovo se provou um alimento nutritivo e grande aliado da dieta. Mas, além de ser barato e fácil de encontrar em todo o país, ele é versátil, podendo ser consumido em forma de omelete, mexido, cozido ou frito.

O ovo contribui para uma silhueta mais enxuta por ajudar na queima de gordura. Além disso, mantém os níveis de açúcar no sangue controlados, além de contribuir para o aumento da massa magra e para a redução do colesterol ruim. 

Por fim, vale lembrar que o modo de preparo influencia na eficácia do ovo para emagrecer. Na versão frita com óleo de cozinha, por exemplo, pode ser uma bomba calórica e de gorduras. Assim, se o consumo dessa forma for frequente, certamente poderá levar ao ganho de peso e subir os níveis de colesterol. No entanto, se você consumi-lo cozido, seja sozinho ou acompanhado de outros ingredientes (na salada, por exemplo), não existe risco para a dieta, desde que não haja exagero.

Leia também: Como comer hambúrguer sem sair da dieta

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental