Ora-pro-nóbis: O que é, propriedades e benefícios

Alimentação
24 de Fevereiro, 2020
Ora-pro-nóbis: O que é, propriedades e benefícios

De nome científico Pereskia aculeata, a ora-pro-nóbis é uma planta originária do continente americano e muito comum no estado de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil. Também, pode ser chamada de orabrobó, lobrobó ou lobrobô.

Propriedades da Ora-pro-nóbis

Suas propriedades costumam chamar a atenção, especialmente devido à abundância em proteínas, mais comuns em leguminosas a que verduras. Ainda, é uma rica fonte de minerais essenciais. 

Leia também: PANC: Conheça as Plantas Alimentícias Não Convencionais

Benefícios da Ora-pro-nóbis

Previne a anemia

Apelidada de “carne dos pobre” devido ao seu baixo custo e alta quantidade de nutrientes, essa planta é especialmente rica em ferro, entre outros minerais igualmente importantes. Desse modo, ajuda na prevenção da anemia, responsável por sintomas como a fadiga. 

Leia mais: Anemia: Alimentos que ajudam a combater

Ajuda no ganho de massa magra 

Basicamente, essa PANC (planta alimentícia não-convencional) provoca interesse especialmente por sua riqueza em proteína. Em suas folhas, estima-se que haja, aproximadamente, 20 vezes mais proteína do que em uma folha de espinafre. Sendo assim, auxilia o ganho de massa magra, entre outros benefícios.

Leia também: É possível ganhar massa magra seguindo uma dieta plant-based?

Combate dores

Ainda, há propriedades naturais em sua composição que combatem dores diversas. Por exemplo, suas folhas são naturalmente anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes. Também previnem que doenças enfraquecem o sistema imunológico e prejudicam a saúde do organismo.

Não só, suas folhas também beneficiam a pele, garantindo uma aparência jovial, de forma que combatem o envelhecimento precoce. Mais, previnem o desenvolvimento da diabetes. 

Como consumir a Ora-pro-nóbis

Em princípio, suas flores são comestíveis e podem ser consumidas puras ou, por exemplo, em saladas. Ainda, sua fruta origina compotas, geleias e demais doce. Por fim, seu broto deve ser aproveitado ainda cru, em saladas ou puro. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental