Óleos essenciais para combater dores de cabeça

Equilíbrio
13 de Agosto, 2019
Óleos essenciais para combater dores de cabeça

Cabeça latejando, pressão na testa, tensão no pescoço, dor atrás dos olhos… Se você é uma das pessoas que sofre de dores de cabeça, deve saber do que estamos falando e sentir um ou mais desses sintomas.

Práticas como manter-se hidratado, fazer refeições regulares, exercícios físicos e aderir a um programa consistente de sono pode ajudar a evitar esses incômodos, mas muitos pacientes estão recorrendo a outra alternativa para auxiliar no combate a esse mal: os óleos essenciais.

A aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções. 

Mas antes de experimentar essa técnica, vale saber que a aromaterapia pode não funcionar para todos. “Algumas pessoas com enxaqueca desenvolvem sensibilidade ao olfato e até cheiros bons podem se tornar desagradáveis”, diz Noah Rosen, diretor do Centro de Cefaléia da  Universidade de Northwell, nos Estados Unidos. “No entanto, para outras pessoas, os aromas têm um efeito muito relaxante”, completa. 

Aqui estão alguns óleos essenciais e os métodos de aplicação para os tipos mais comuns de dores de cabeça:

Dor de cabeça tensional – hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é uma planta muito usada no tratamento de problemas de estômago, dores e inflamação nos músculos. Pesquisas mostram que a aplicação de uma solução diluída de óleo com essa essência pode reduzir a intensidade das dores de cabeça. Pingue 10 gotas em 30 ml de um óleo difusor, como jojoba ou coco, e massageie no pescoço e nos ombros.

Dor de cabeça por estresse –  lavanda

Já está mais do que comprovado que o estresse é capaz de desencadear dores de cabeça. Inalar diariamente os óleos essenciais reduziu significativamente a pressão arterial, pulso, níveis séricos de cortisol e estresse, e a essência de lavanda é uma das indicadas. Respirar o óleo dessa flor por 15 minutos ajudou a aliviar a dor da enxaqueca mais do que um placebo, de acordo com um estudo de 2012 publicado na European Neurology. Aplique de uma a duas gotas nas palmas das mãos, esfregue suavemente e inspire profundamente.

Dor de cabeça por desidratação – laranja

Pouca hidratação pode causar enxaquecas e dores de cabeça, então, comece a beber água para recuperar o que você perdeu. Enquanto está reabastecendo o corpo, uma compressa fria com óleo pode ajudar. Coloque duas gotas de essência de laranja em uma tigela pequena de água fria. Mergulhe uma toalha pequena e coloque-a na testa enquanto você relaxa.

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022