O que pessoas com diabetes podem comer no café da manhã?

Alimentação
21 de Setembro, 2021
O que pessoas com diabetes podem comer no café da manhã?

O desjejum costuma ser a refeição mais importante do dia para muitas pessoas. Quem vive com o diabetes, então, precisa redobrar a atenção com a alimentação nessa refeição. Mas o que pessoas com diabetes podem comer no café da manhã? Perguntamos a uma especialista:

O que pessoas com diabetes podem comer no café da manhã?

Há muito tempo, a ciência sabe que a nossa dieta tem uma relação estreita com a saúde e o bem-estar. De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, o mesmo vale para o controle do diabetes, que pode se beneficiar muito de uma mudança na hemoglobina glicada — combinação de glicose + hemoglobina no sangue, cujo valor alto está relacionado à doença.

Por isso, ela recomenda um cardápio que priorize ingredientes in natura e ricos em fibras e proteínas magras. Isso porque juntos, esses tipos de alimentos evitam os famosos picos de açúcar na corrente sanguínea e trazem a sensação de saciedade.

“Uma boa sugestão de café da manhã, por exemplo, leva banana, aveia e canela. Essa combinação pode ser interessante para quem está tentando controlar a glicemia porque a canela possui efeito hipoglicemiante. Ao lado da aveia (fonte de fibras), ela ajuda a reduzir o índice glicêmico da banana”, explica a profissional.

Além disso, outra opção é o iogurte desnatado com frutas — o derivado do leite também retarda a absorção da glicose. “Seguindo na mesma linha, pode-se ainda adoçar sucos com stevia (adoçante não calórico)”, aconselha a nutricionista.

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Confira mais opções:

  • Ovos mexidos;
  • Panquecas integrais;
  • Pães, biscoitos e torradas integrais;
  • Crepioca com queijo cottage e chia.

Mas o que evitar?

Os processados em geral (principalmente queijos muito amarelos), geleias com açúcar e sucos industrializados (aqueles de caixinha).

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental