O que levar para comer na praia? Ideias de snacks e lanchinhos saudáveis
Quem nunca sentiu o estômago roncar na praia? O calor e a água do mar parecem abrir o apetite — e aí, muita gente acaba apostando nas porções gordurosas ou no sorvete industrializado. Contudo, uma boa opção para quem segue uma alimentação saudável é preparar os próprios lanchinhos em casa e levar na bolsa térmica para comer na praia. Confira, então, algumas dicas:
O que levar para comer na praia?
“Opte por comida de verdade! Isso porque alimentos cheios de nutrientes e vitaminas são muito mais frescos e saborosos. Além disso, vão trazer mais saciedade e contribuir para a manutenção da saúde como um todo”, recomenda Patricia Ayres, diretora de nutrição da Associação Brasileira de Low Carb (ABLC).
A especialista dá alguns exemplos:
- Conservas (picles, ovos de codorna e azeitonas, por exemplo);
- Carnes frias tipo carne louca e ceviche;
- Frios como bolinha de muçarela de búfala, palitinhos de queijo, peito de peru, peito de frango, lombo canadense;
- Palitinhos de pepino, cenoura, pimentão amarelo e pimentão vermelho;
- Talos de salsão e alho-poró;
- Provolone desidratado;
- Tomate-cereja.
Todos eles podem ser temperados com azeite, sal e pimenta a gosto. Mas também dá para incrementar com molhos de iogurte!
Para beber, por outro lado, Patricia recomenda água saborizada (com ervas, hortelã e gengibre) e chás gelados, que são refrescantes e zero calorias. “Se precisar adoçar, escolha um adoçante não calórico”, ela diz. Ademais, beba com moderação:
- Refrigerantes: cada 200 ml tem cerca de 85 kcal e 21 g de açúcares;
- Suco de laranja: cada 200 ml tem cerca de 120 kcal.
E o que evitar?
Evite frituras, coisas açucaradas, empanados e farináceos. O recomendado é levar alimentos crus (como frutas e vegetais) de casa e devidamente higienizados. “Não sabemos sob quais condições os alimentos foram produzidos, nem como foram armazenados. Calor e umidade são favoráveis ao crescimento de micro-organismos que podem ser danosos à saúde”, explica a profissional.
O que levar para comer na praia? Receitas
Fonte: Patricia Ayres, Diretora de Nutrição da Associação Brasileira Low Carb.