O que comer antes e depois de tomar a vacina de COVID-19

Alimentação
08 de Abril, 2021
O que comer antes e depois de tomar a vacina de COVID-19

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus no Brasil muitas pessoas podem estar se perguntando como se preparar. Incluindo o que comer antes e depois de tomar a vacina de COVID-19. E também o que evitar. 

Embora as vacinas sejam seguras, alguns alimentos são aliados para as necessidades do corpo antes e depois da imunização. Saiba mais: 

Alimentação antes e depois de tomar a vacina de COVID-19

Estar bem descansado ajuda a imunidade a alcançar seu potencial máximo. Por isso, para melhorar a qualidade do sono antes da vacina, fique atento no que você come. Especialmente no jantar.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine descobriu que comer pouca fibra (frutas, vegetais, grãos inteiros, leguminosas, nozes e sementes) e muita gordura saturada e açúcar (carne gordurosa, laticínios, doces) pode levar a um sono de pouca qualidade. Por outro lado, comer mais fibras levou a um sono profundo e de alta qualidade.

No estudo, os voluntários também dormiram melhor após comer refeições fornecidas por um nutricionista, em comparação com aqueles que selecionaram sua própria comida. Assim, boas opções de pratos incluem:

  • Sopa de lentilha acompanhada de uma salada verde temperada;
  • Salmão selvagem combinado com brócolis salteado;
  • Ovo e batatas assadas;
  • Filé de peixe branco com refogado de vegetais;
  • Carne magra com grão-de-bico temperado e vegetais assados ​​no forno.

Quanto às bebidas, corte a cafeína pelo menos seis horas antes de deitar. Além disso, não esqueça de beber água antes e depois da imunização.

Troque alimentos processados pelos integrais

Não são poucos os estudos que mostraram que durante a pandemia as pessoas aumentaram o consumo de alimentos ricos em sódio, açúcares adicionados e gorduras. Mas, com o tempo, alimentos processados ​​podem alimentar a inflamação, que pode prejudicar a imunidade.

Em um artigo de 2020 publicado no British Journal of Nutrition, cientistas concluíram que hábitos alimentares saudáveis ​​são importantes para a prevenção de COVID-19. Mas, embora os estudos sobre os efeitos da nutrição na vacina não tenham sido publicados, é verdade que a melhor maneira de apoiar o seu sistema imunológico é ingerir alimentos integrais ricos em nutrientes. Assim, uma das principais estratégias é simplesmente comer mais vegetais e frutas antes e depois de tomar a vacina de COVID-19.

Evite bebidas alcoólicas antes e depois de tomar a vacina 

Existem motivos para não indicar o consumo de álcool antes e depois de receber a imunização. Embora algumas pessoas tenham efeitos colaterais mínimos ou nenhum efeito colateral da vacina, a bebida alcoólica pode causar desidratação e intensificar possíveis sintomas, como dores de cabeça e fadiga. Além disso, se você estiver desidratado ou de ressaca, pode ser difícil diferenciar a reação do seu corpo ao álcool e à vacina.

Além disso, o consumo de álcool também pode atrapalhar a imunidade. Assim, em um artigo publicado na revista Alcohol Research, pesquisadores observaram que existe uma relação entre a ingestão excessiva de álcool e uma resposta imunológica enfraquecida. E, por mais que beber possa ajudá-lo a adormecer mais rápido, ele desencadeia mais distúrbios do sono, que também atrapalha a função imunológica ideal.

Leia também: Nossa saúde mental não será a mesma com o fim da pandemia

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental