O que comer antes do treino
Sabemos o quanto é importante aliar a prática de exercícios físicos a uma alimentação balanceada para atingir um objetivo, como melhorar o desempenho, ganhar massa muscular, ou emagrecer.
A principal dúvida de quem pratica atividades físicas é o que se deve comer antes do treino. A verdade é que a resposta para isso vai depender de uma série de variáveis, tais como:⠀
Leia também: O que comer no café da manhã para emagrecer
- O que você consome ao longo de todo o seu dia alimentar?
- Que exercício você pratica? Corrida, Musculação, Crossfit, caminhada, bike?
- Qual a frequência, intensidade e volume desse treino?
- Qual horário do dia que faz esse exercício?
- Qual o seu objetivo com o treino? Performance, hipertrofia, emagrecimento?
Melhores estratégias
De acordo com Isabella Correia, nutricionista clínica, esportiva, ortomolecular e estética do Rio de Janeiro, normalmente, a refeição pré-treino é composta por alimentos que são fontes de carboidratos. “Frutas, batatas, aipim, arroz e pão integral de boa qualidade são os mais indicados por serem alimentos que fornecem energia de forma mais rápida e efetiva para os músculos”, explica.
“Já no pós-treino, normalmente prioriza-se alimentos ricos em proteínas, como ovos, iogurte de boa qualidade, carne, ave, peixe e Whey Protein”, completa a profissional.
A especialista salienta, porém, que essas sugestões não são regras. “Para quem busca emagrecer, por exemplo, talvez o pré-treino possa ser alguma boa gordura , como abacate, café com óleo de coco e manteiga, coco seco ou castanhas”.
Leia também: Emagrecer: Dicas para se livrar do efeito sanfona
Dicas de alimento para o pré-treino
“É Importante chamar a atenção para alguns alimentos que todo praticante de exercícios deveria tentar incluir num pré-treino devido seu perfil de compostos bioativos, que atuam melhorando força e/ou rendimento e/ou recuperação das fibras musculares”, conta Isabella.
Água: um organismo desidratado não rende no treino, leva mais tempo para se recuperar depois de um exercício intenso, e está mais propenso a lesão;⠀
Beterraba, melancia e cacau: Esses três alimentos são importantes para o pré-treino, pois possuem um efeito vasodilatador, otimizando a chegada de oxigênio e nutrientes para as fibras musculares;
Café (exceto em treinos noturnos) e aveia: Esses alimentos podem ajudar na recuperação muscular após um exercício intenso, minimizando possíveis dores musculares.
Leia também: O que comer depois do treino