Pratica treinos de alta intensidade? Veja quais nutrientes incluir no cardápio

Alimentação
28 de Outubro, 2021
Pratica treinos de alta intensidade? Veja quais nutrientes incluir no cardápio

Os treinos de alta intensidade são aqueles praticados de forma intensa e repetitiva, com pouco tempo de recuperação entre cada série. Se você está acostumado a praticar esse tipo de exercício, saiba que é fundamental ingerir os nutrientes adequados para repor o que foi perdido durante o esforço. Portanto, veja abaixo dicas de quais nutrientes são essenciais para os treinos de alta intensidade:

Nutrientes para os treinos de alta intensidade

Quando realizamos algum exercício, ocorre a queima de calorias. No treino de alta intensidade, a quantidade perdida é ainda maior. Por isso, é essencial ingerir carboidratos — que constituem a principal fonte de energia do corpo. 

Assim, ter uma dieta pobre em carboidratos pode causar fadiga precoce e pior rendimento durante a prática.

Exemplos: batata-doce, pães, banana com mel, cereais e frutas.

Beba água durante os exercícios

Ao se exercitar, a taxa de transpiração aumenta e você perde, em média, de 1 a 2 litros de líquidos por hora de atividades físicas. Assim, quando ocorre a perda de líquidos e a transpiração não é compensada, há um desequilíbrio na regulação da temperatura,  o que leva à diminuição do rendimento e ao surgimento de problemas para a saúde.

A desidratação causa diversas reações no corpo, como: sede, náusea, dor de cabeça, tontura, falta de ar e boca seca. Dessa maneira, se você se exercitar desidratado, não terá um bom treino.

Portanto, o ideal é repor o que foi perdido hidratando-se novamente. Opte, então, por tomar entre 400 a 800 ml de água a cada hora.

Leia também: Os melhores carboidratos para a sua alimentação

Após o treino

Os carboidratos e as proteínas são fundamentais em uma alimentação pós-treino. Isso porque a ingestão desses nutrientes ajuda a repor a energia e a garantir um padrão anabólico. Sendo assim, após o treino, busque comer carboidratos de fácil absorção.

Exemplos: sanduíche ou tapioca de queijo magro com peito peru; iogurte com frutas e aveia; shake de whey protein com frutas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental