Nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista: O que faz cada especialidade
Não existe dieta milagrosa para resolver as variações de peso. Por isso, se você quer emagrecer, engordar, ganhar massa muscular ou está enfrentando alterações metabólicas, é preciso buscar ajuda profissional para cuidar da alimentação. Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre qual especialidade procurar: Nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista? Quem pode definir o cardápio ou diagnosticar distúrbios alimentares? Confira, então, a seguir:
Leia também: Consulta online com nutricionista: Como funciona
Nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista: O que faz cada especialidade?
Nutricionista
A alimentação e a nutrição são os focos principais do trabalho. Além de atuar alinhando comportamento e alimentos, é o profissional qualificado para prescrever dietas personalizadas de acordo com a necessidade ou com o objetivo do paciente.
O cardápio vai depender de fatores como histórico familiar, rotina, alergias alimentares, gosto pessoal e até condições financeiras. Isso porque a pessoa precisa gostar da sugestão e conseguir seguir o cronograma para conquistar o resultado.
Leia também: 15 fatos sobre alimentação que uma nutricionista quer que você saiba
Nutrólogo
É o profissional médico especialista em nutrologia. Ou seja, se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios alimentares, como compulsões, desnutrição, anorexia e deficiência de vitaminas. Ademais, o tratamento das doenças pode incluir encaminhamento para nutricionistas e endocrinologistas.
Endocrinologista
Especialidade médica voltada para o diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios hormonais e metabólicos, quase sempre relacionados à alimentação. As atribuições envolvem cuidar de doenças ósseas — osteoporose, por exemplo —, diabetes e obesidade.
Além disso, entram na lista alterações na tireoide, colesterol, triglicérides, diabetes, tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes. Existem pacientes que não sentem fome, outros sentem fome o tempo todo, entre outros distúrbios.
Quem tem dificuldade na perda de peso deve conciliar o acompanhamento de endocrinologista e nutricionista. Além do tratamento medicamentoso para ‘consertar’ o desequilíbrio do organismo, a dieta individualizada ajuda a conquistar o objetivo ao final do processo.