Nozes para turbinar a fertilidade masculina?
As nozes são ricas em vitaminas e fibras, e há também algumas evidências de que elas podem ser boas para manter seu coração saudável. Além disso, de acordo com um novo estudo, apresentado pela Sociedade Europeia de Reprodução e Embriologia Humana, comer nozes também pode ajudar a melhorar a fertilidade masculina.
Pesquisadores da Universidade Rovira i Virgili, na Espanha, recrutaram 119 homens com idades entre 18 e 35 anos e os dividiram em dois grupos. Um grupo comeu 60 gramas, cerca de dois punhados, nozes com sua dieta habitual todos os dias, enquanto o segundo grupo não comeu a oleaginosa.
Depois disso, os voluntários foram acompanhados por 14 semanas. Aqueles que comeram as nozes tiveram melhorias significativas em sua contagem de esperma, vitalidade e motilidade e morfologia. Em outras palavras, eles tinham mais espermatozóides saudáveis e que se moviam mais e mais rápido. Da mesma forma, também reduziram a fragmentação do DNA, que é uma medida do dano espermático.
Com isso, os resultados “apoiam um papel benéfico para o consumo crônico de nozes na qualidade do esperma”, disseram os pesquisadores em uma reunião da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em Barcelona. Mas, eles também enfatizaram que todos os participantes eram saudáveis e férteis.
Assim, segundo os estudiosos, há evidências acumuladas na literatura de que mudanças no estilo de vida saudável, como seguir um padrão alimentar saudável, podem ajudar na concepção. E, é claro, as nozes e outras oleaginosas são um componente essencial de uma dieta saudável.
O que as nozes têm de especial para a fertilidade
Essa oleaginosa é rica em ômega-3 – um nutriente de potencial anti-inflamatório – e outras gorduras boas, além de vitaminas e minerais.
Leia também: Oleaginosas: um ranking com as opções mais saudáveis