“Novo Ozempic” promove perda de gordura até 5 vezes mais rápida

Saúde
04 de Março, 2024
“Novo Ozempic” promove perda de gordura até 5 vezes mais rápida

“Novo Ozempic” ou até “super Ozempic”. É como vem sendo chamado o medicamento VK2735, um injetável ainda em estudo da Viking Therapeutics. Em um ensaio clínico realizado pela empresa californiana, o remédio já mostrou bons resultados: ele ajudou pacientes a queimarem gordura até cinco vezes mais rápido do que o Ozempic e o Wegovy foram capazes de fazer. Saiba mais:

Leia também: Ozempic falsificado: riscos para a saúde e lotes proibidos

Estudo com o “novo Ozempic” traz bons resultados

Para o estudo, que está na fase 2, os pesquisadores recrutaram 174 adultos com sobrepeso ou obesidade e pelo menos uma comorbidade adjacente – por exemplo, diabetes tipo 2 e hipertensão. Os voluntários foram divididos em dois grupos:

  • 140 injetaram VK2735 uma vez por semana durante 13 semanas;
  • Por outro lado, os 34 restantes receberam placebo durante 13 semanas.

As pessoas do primeiro grupo perderam, em média, de 12,9% a 14,7% do peso corporal – para você ter uma ideia, pacientes que usam Ozempic ou Wegovy levam aproximadamente 68 semanas para atingir resultados semelhantes. Além disso, aqueles que receberam placebo perderam apenas 1,7% do peso corporal.

Assim como os outros injetáveis similares, o VK2735 funciona imitando o peptídeo 1 (semelhante ao glucagon). Trata-se de um hormônio que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e retarda o esvaziamento gástrico, aumentando e prolongando a saciedade.

Vale ressaltar, no entanto, que os participantes que utilizaram o novo medicamento relataram efeitos colaterais como vômitos e náuseas – mas a empresa garante que os níveis não foram tão elevados a ponto de impedir a venda do produto. Além disso, os estudos sobre o remédio e suas possíveis consequências ainda estão em andamento.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas