Como as necessidades nutricionais mudam de acordo com a idade

Alimentação
27 de Abril, 2020
Como as necessidades nutricionais mudam de acordo com a idade

Seguir uma alimentação saudável é essencial sempre. Mas, o hábito se torna ainda mais importante ao passo que envelhecemos. Afinal, as necessidades nutricionais mudam de acordo com a idade. Por isso, é necessário saber como o passar dos anos impacta na dieta ideal, além de quais ajustes devem ser feitos ao longo da vida.

Basicamente, mudanças ocorrem no organismo a todo momento, inclusive deficiências nutricionais. Por isso, a atenção com a alimentação e a nutrição deve ser ainda maior.

Idade x necessidades nutricionais

A idade está ligada com mudanças específicas do corpo, como a perda do volume muscular, flacidez da pele e diminuição do ácido estomacal. Por exemplo, segundo um estudo feito por um cientista da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, constatou que ao menos 20% dos idosos sofre de gastrite atrófica, uma condição inflamatória crônica que danifica as células produtoras do ácido estomacal. Como consequência, a menor quantidade desse ácido no corpo pode dificultar a absorção de diversos nutrientes, como vitamina B12, cálcio, ferro e magnésio

As necessidades diárias de calorias de uma pessoa dependem de sua altura, peso, massa muscular, nível de atividade e vários outros fatores. Além disso, adultos mais velhos podem precisar de menos calorias para manter o peso, pois tendem a se mover e se exercitar menos, assim como transportar menos músculos.

Porém, se continuar ingerindo o mesmo número de calorias por dia do que quando era mais jovem, poderia facilmente ganhar gordura extra, especialmente em torno da área da barriga.

Por outro lado, embora os idosos precisem de menos calorias, eles precisam de níveis tão altos ou até mais altos de alguns nutrientes, em comparação com os mais jovens.

Nutrientes que se tornam mais necessários com o avanço da idade

Felizmente, comer uma variedade de alimentos integrais e tomar um suplemento pode ajudar a atender às necessidades nutricionais.

Certos nutrientes tornam-se ainda mais importantes e necessários como parte de uma dieta devidamente balanceada e saudável. 

De modo geral, uma alimentação equilibrada é aquela que fornece ao corpo os nutrientes necessários para funcionar corretamente. Assim, para obter a nutrição adequada, você deve consumir a maioria de suas calorias diárias em:

  • Frutas frescas;
  • Vegetais frescos;
  • Grãos integrais;
  • Leguminosas;
  • Oleaginosas;
  • Gorduras boas, como azeite de oliva e salmão;
  • Proteínas magras.

Outros nutrientes que podem ajudar a manter a saúde com o passar dos anos incluem:

  • Ômega-3
  • Magnésio
  • Ferro

Portanto, faça um esforço consciente para manter o controle da ingestão de água e alimentos, coma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes e considere tomar um suplemento. Todas essas ações podem ajudar a combater deficiências e permanecer saudável à medida que envelhece.

Leia também: Sinais de que você está comendo pouca proteína

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental