Náusea: veja possíveis causas e como aliviar os sintomas

Saúde
12 de Abril, 2022
Náusea: veja possíveis causas e como aliviar os sintomas

A náusea é nada mais que o enjoo que causa ânsia de vômito. Apesar de ser um sintoma corriqueiro, normalmente provocado por algum episódio de má digestão, é possível que o sintoma seja evidência de outros problemas de saúde.

Veja também: O que comer com diarreia? Dicas e receitas

Possíveis causas da náusea

A princípio, o indivíduo pode sentir náusea em situações aparentemente inofensivas, como comer demais ou rápido, ou ingerir alimentos muito gordurosos. Dessa forma, o desconforto do “estômago cheio” pode desencadear a ânsia e o vômito. Se o problema estiver relacionado a má digestão, os sintomas cessam logo após um tempo e sem necessidade de medicamentos. Contudo, a náusea pode ser evidência de um leque de enfermidades e contextos variados, cujo diferencial é sua persistência capaz de provocar vômitos e perda de peso se for uma doença grave. Veja algumas condições que têm a náusea no quadro clínico.

Refluxo gastroesofágico

Ocorre quando o conteúdo gástrico retorna para o esôfago e provoca sintomas como a náusea. Esse refluxo é fruto do relaxamento inapropriado do esfíncter inferior do esôfago (como se fosse uma “porta” para o estômago que não fecha direito).

Por isso, o gosto amargo é um sinal desse refluxo. Porém, o que diferencia a doença de um sintoma esporádico é a sua frequência. Inflamações constantes na parede do esôfago são um sinal de que o músculo e o esfíncter esofágico inferior não estão funcionando corretamente. Quando isso ocorre muitas vezes e dependendo do nível de acidez estomacal, o tecido do esôfago pode sofrer graves lesões, levando a outro quadro chamado esofagite.

Gastrite

A inflamação das paredes que revestem o estômago é um desconforto comum com diversas causas, entre elas a alimentação inadequada, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Além da náusea, a gastrite causa dores abdominais, refluxo, problemas de digestão (parece que tudo “cai mal” no estômago) e perda de apetite que provoca perda de peso.

Intoxicação alimentar

Consumir um alimento estragado ou contaminado pode desencadear náusea seguida de vômitos e diarreia. Dependendo da gravidade e do tipo de intoxicação, o indivíduo apresenta dificuldades até para se hidratar, pois vomita ou evacua qualquer líquido ou alimento consumido. Por essa razão, é fundamental correr ao socorro médico para evitar o quadro de desidratação severa.

Intolerâncias alimentares

Muitas pessoas passam mal após a ingestão de determinados alimentos, mas demoram a perceber o responsável pelos desconfortos, que podem ser diarreia, distensão abdominal, gases, náusea e vômitos. Para identificar o problema, é necessário recorrer a um médico gastroenterologista para avaliar o agente da intolerância.

Outras doenças relacionadas à náusea

A maioria das enfermidades do trato gastrointestinal têm a náusea como sintoma. Entretanto, há outras condições que promovem o desconforto, como:

  • Uso contínuo de alguns tipos de remédio: o tratamento medicamentoso com certas substâncias pode ter a náusea como efeito colateral. Leia a bula do medicamento e sempre converse com seu médico sobre as reações.
  • Gravidez: o primeiro trimestres de uma gestação é marcado por náuseas e enjoos matinais. Nesse período, a gestante pode acordar bem indisposta e sensível a qualquer cheiro ou alimento.
  • Enxaqueca: as fortes crises de dores de cabeça são capazes de provocar desorientação no indivíduo e, consequentemente, a náusea seguida de vômitos.
  • Câncer: dependendo do local do câncer, a náusea é um indício da doença.
  • Pressão baixa: chamada hipotensão, a queda repentina da pressão arterial causa tontura, náusea e até perda da consciência, de acordo com a razão do quadro.
  • Uso excessivo de telas: chamada cybersickness, esse tipo de enjoo é causado pela longa permanência no celular, no computador ou outras telas.
  • Covid-19: a infecção pelo vírus tem a náusea como sintoma, além de outros como perda do olfato, falta de ar e dor no corpo.

Quando a náusea é motivo de preocupação?

Se o enjoo estiver acompanhado de outros incômodos, como febre, dor abdominal, indisposição ou crises repetidas de vômito, é necessário buscar ajuda médica imediata. Além disso, é importante observar se há presença de sangue no vômito, alteração nas fezes (diarreia e coloração), falta de ar e fraqueza.

Como identificar a causa da náusea

À primeira vista, o médico irá analisar o quadro clínico da pessoa. Ou seja, todos os sintomas e histórico serão levados em conta para afunilar o quadro de enfermidades. Para auxiliar no diagnóstico, podem ser solicitados exames de imagem, como endoscopia, ressonância magnética do abdômen e exames laboratoriais.

Tratamento da náusea

É relativo, pois se a náusea estiver relacionada a alguma doença, será necessário o diagnóstico da causa e tratá-la para que os sintomas desapareçam. Por exemplo, se for uma infecção bacteriana, a equipe médica prescreverá o uso de antibióticos; no caso de uma crise pontual provocada por má digestão, o indivíduo pode se sentir melhor após vomitar e esvaziar o estômago ou tomar algum medicamento que ajude a aliviar o desconforto (antiácido, por exemplo).

Referências: Ministério da Saúde; Center for Disease Control and Prevention; e Rede D’Or São Luiz.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas