Naturopatia: Conheça os tratamentos e abordagens

Equilíbrio
19 de Junho, 2020
Naturopatia: Conheça os tratamentos e abordagens

A naturopatia é uma forma de assistência médica que combina tratamentos tradicionais com a ciência moderna. Essa abordagem inclui diversas técnicas e terapias não invasivas, como massagens, acupuntura, exercícios e aconselhamento nutricional.

Dessa maneira, a naturopatia tem como objetivo a prevenção holística e diagnóstico e tratamento abrangentes. Além disso, usando uma variedade de métodos alternativos de diagnóstico, o naturopata pode frequentemente identificar com precisão uma predisposição, antes do início da doença aguda, e tratar o paciente com terapias específicas e mudanças no estilo de vida do paciente.

Princípios da naturopatia:

  • Autocura: Identificar e remover obstáculos à recuperação, assim, permite a cura natural.
  • Sintomas subjacentes: Em vez de interromper os sintomas, um naturopata pode resolver problemas físicos ou mentais subjacentes tratando o corpo, a mente e o espírito.
  • Tratamento não invasivo: Os planos de tratamento não devem ter efeitos colaterais prejudiciais ou controlar os sintomas negativamente.
  • Tratamento holístico: Um naturopata deve reconhecer a individualidade para tratar todos os aspectos da saúde de uma pessoa de forma eficaz.
  • Educação no tratamento: Os naturopatas ensinam o autocuidado para ajudar a capacitar as pessoas contra problemas de saúde.
  • Prevenção: É bom remover substâncias tóxicas do estilo de vida para evitar problemas.

Leia também: Óleos essenciais para combater ansiedade

Como funciona

Embora os métodos usados pelos profissionais da naturopatia variam, as consultas geralmente seguem uma prática semelhante. Desse modo, o especialista normalmente começa avaliando o paciente. Nesta parte do processo, ele fará perguntas sobre informações pessoais, incluindo hábitos de vida, níveis de estresse e dieta.

Em alguns casos, podem ser feitas avaliações, exames laboratoriais, imagens médicas e exames de histórico médico para diagnosticar um problema de saúde.


Dito isso, após obter o diagnóstico, o profissional estabelecerá a melhor maneira de prevenir e tratar o problema de saúde, usando os sistemas naturais de cura do corpo.

Leia também: Terapia vibracional: O que é e quais os benefícios

Quem pode fazer o tratamento?

Na maioria das vezes, a naturopatia não é a primeira escolha para tratamento da saúde uma pessoa. Portanto, os pacientes costumam buscar essa abordagem apenas quando os tratamentos tradicionais com remédios ou complementares não são eficazes.

Segundo uma revisão de estudos, a naturopatia pode ser eficaz em:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes tipo 2;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Outras condições crônicas.

Benefícios

Os métodos da naturopatia, em conjunto com a medicina moderna, permite que o corpo ative mecanismos de autocura. Por fim, o tratamento de saúde com essa abordagem pode ser uma alternativa mais barata que os tratamentos convencionais.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022