Não tomar banho todos os dias faz mal? Especialista responde

Saúde
06 de Agosto, 2021
Não tomar banho todos os dias faz mal? Especialista responde

Recentemente, os atores globais Mila Kunis e Ashton Kutcher afirmaram, durante a gravação do podcast Armchair Expert, não tomar banho com frequência. A revelação chocou os fãs brasileiros, que costumam praticar o hábito ao menos uma vez por dia. Contudo, com a chegada de uma frente fria intensa em algumas regiões do país, muitos ficaram tentados a seguir o casal. Mas será que faz mal?

Mila Kunis e Ashton Kutcher não tomam banho todos os dias

não tomar banho

Em uma conversa descontraída, as celebridades contaram que também não dão banho nos filhos diariamente — só fazem isso quando veem que os pequenos estão realmente sujos. Kutcher, por exemplo, explicou que prefere passar lenços umedecidos nas partes íntimas e nas axilas em vez de encarar o chuveiro.

Já Kunis disse que quando era pequena, não tinha acesso a água potável. Por isso, nunca criou o hábito.

Leia também: Dormir com o cabelo molhado faz mal para a saúde?

Não tomar banho todos os dias faz mal?

No inverno, é comum que as pessoas tomem menos banhos. “Tanto a falta de banho quanto o excesso dele são maléficos para a pele. Uma higiene pobre pode causar a proliferação de micro-organismos que alteram o microbioma da pele. Por outro lado, uma limpeza demasiada pode eliminar os bichinhos que protegem a nossa cútis, propiciando o aparecimento de doenças e infecções”, explica a médica Fernanda Nichelle.

O problema é que não existe uma frequência ideal — tudo depende do clima da região, do mau cheiro, se você foi exposto a sujeiras… “Algumas pessoas, em função do trabalho ou da prática de esportes, necessitam de mais de um banho por dia. Já outras fazem apenas a higiene de algumas partes do corpo diariamente”, revela a especialista.

Ou seja: não há resposta correta para quantos banhos por dia devemos tomar. Mas há um jeito certo de limpar o corpo. De acordo com a profissional, a água precisa estar morna (ou fria) — nunca quente. “Para peles secas, os sabonetes precisam ser hidratantes. Os do tipo syndets são os mais indicados, já que contêm menos de 10% de sabonete em suas composições e um pH entre 5,5 e 7. Desse modo, eles provocam menos irritação na pele.”

Para reforçar a proteção cutânea, é necessário aplicar um creme hidratante nos primeiros 15 minutos após sair do banho. Assim, o produto consegue penetrar mais profundamente na pele.

Fonte: Fernanda Nichelle, médica, atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica MAC – Medicine Aesthetic Clinic.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas