Musgo-do-mar é o ingrediente que você deve acrescentar no suco
Versátil e fácil de preparar, um suco aceita os mais diversos ingredientes em sua receita. Mas, quando você pensou que tinha visto tudo, entre na ascensão do musgo-do-mar como item inovador para a bebida.
Para quem ainda não conhece, o musgo-do-mar, também chamado de musgo irlandês, é excelente tanto em sabor quanto em benefícios à saúde. Trata-se de uma macroalga que é geralmente encontrada nas águas do hemisfério Norte, nas rochosas costas europeia e estadunidense. Possui talos ramificados de textura firme, entretanto, sua consistência é macia e cartilaginosa.
A alga viscosa provocou uma corrente de fotos coloridas e receitas espalhadas pelos feeds do Instagram. De acordo com o Relatório de Tendências 2020 do Pinterest, o volume de pesquisas por “benefícios do musgo-do-mar” aumentou 380% de 2018 para 2019. E até Kim Kardashian recentemente twittou para seus fãs em uma sessão de perguntas e respostas que ela gosta de musgo-do-mar batido em forma de suco no café da manhã.
Leia também: Quer dormir melhor? Tome esse suco antes de ir para a cama
Suco de musgo-do-mar: Vale a pena entrar na onda?
Essa alga é usada há muitos anos como uma medicina alternativa nas culturas jamaicana e irlandesa. Mas agora está se tornando bastante popular na indústria da saúde e bem-estar. Assim, quem consome o alimento apresenta benefícios que variam do suporte imunológico ao humor e melhora emocional.
Houve alguns estudos aqui e ali. Porém, a pesquisa sobre os benefícios para a saúde do musgo é limitada. Nutricionalmente falando, existem algumas vantagens. Alguns nutricionistas estão particularmente impressionados com seu potencial para promover a saúde intestinal.
Além disso, as algas são um alimento mucilaginoso, que é apenas uma maneira de dizer que é pegajoso e cheio de fibras (semelhante às sementes de chia, linho e babosa). É isso que permite que o cólon funcione melhor, que cura o revestimento do intestino e o livra de bactérias nocivas.
Também é rico em certos minerais importantes, como magnésio e ferro, que promovem a função corporal saudável. Além disso, está repleto de folato (ótimo para a saúde pré-natal) e proteína.
No entanto, mesmo que sejam normalmente vistas como uma ótima fonte vegana de ácidos graxos ômega-3 (cruciais para a saúde do cérebro e do coração), você não deve depender apenas do musgo-do-mar para atingir sua cota. Duas colheres de sopa do alimento fornecem aproximadamente cinco miligramas de ácidos graxos ômega-3. Contudo, a ingestão recomendada é de 250 a 300 mg por dia para adultos saudáveis.
Como consumir o musgo-do-mar
Fora o suco, o musgo-do-mar pode ser usado como um agente espessante para receitas como smoothies, bolos e sopas.