O que acontece com os músculos durante o sono
Depois de um longo treino durante o dia, ao chegar a noite o desejo de muitos é dormir. Para descansar o suficiente, é recomendado de 7 a 9 horas de sono, para que o corpo consiga se recuperar. Mas o que acontece com os músculos durante o sono?
Para alcançar o objetivo de ficar mais forte e musculoso, suas fibras musculares precisam se romper em um nível microscópico e, quando voltam a crescer, consequentemente você ganha força. Assim, esse processo ocorre principalmente enquanto você dorme. Portanto, quando você não dorme o suficiente, isso não acontece adequadamente.
Alguns estudos mostraram que o desempenho físico e mental é prejudicado após uma única noite de privação do sono. Isso porque quando não dormimos o suficiente, os músculos ficam mais inflamados.
Leia também: Qual é a quantidade certa de exercícios físicos?
O que realmente acontece com seu corpo durante o sono
Durante o período de sono, os músculos estão passando por um processo regenerativo e, isso acontece em diferentes níveis. Ao dormir, o tecido muscular se recupera, mas a maneira de recuperação depende de como você está se exercitando.
Leia também: Como dormir afeta os músculos
Se você estiver em um treino de resistência de alta intensidade, as fibras musculares irão sofrer danos agudos, e o corpo responderá reconstruindo fibras mais fortes e maiores.
O sono ajuda no reparo muscular necessário após um treino. Além disso, também é importante para manter os sistemas endócrino, imunológico e nervoso sob controle.