Mitos sobre a imunidade que você precisa conhecer

Alimentação
17 de Abril, 2020
Mitos sobre a imunidade que você precisa conhecer

Em meio à crise de coronavírus, nossa imunidade nunca foi tão comentada e motivo de preocupação, inclusive gerando diversos mitos que devem ser esclarecidos. Imunidade é o nome comum dado ao sistema imunológico, principal responsável pela proteção e preservação da saúde do corpo humano.

Resumidamente, ela garante as defesas do corpo, que tem como inimigos os patógenos, causadores de doenças. Sendo assim, trata-se de uma estrutura complexa formada por órgãos, tecidos e células que atuam no combate aos invasores externos.

Mitos sobre a imunidade

O consumo exagerado de vitamina C fortalece a imunidade

Esse é um dos mais populares mitos sobre o sistema imunológico. É verdade que a vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, fortalece o sistema imune. Entretanto, deve ser consumida na quantidade adequada. Se ingerida em exagero, especialmente na forma de suplemento, seu efeito não será fortalecido. Portanto, não haverá benefícios para a imunidade do corpo. A quantidade diária recomendada é de 75 mg para mulheres adultas e 90 mg para homens adultos.

Mitos sobre a imunidade: “Superalimentos” são a cura para tudo

Apesar de serem certamente benéficos para a saúde de diversas maneiras, consumir os chamados “superalimentos” não solucionará determinados problemas de saúde. Embora sejam repletos de bons nutrientes, esses alimentos sozinhos não fortalecem magicamente a imunidade. Ainda assim, são uma excelente adição para a sua dieta e, a longo prazo, podem promover efeitos positivos para o organismo. 

Frutas cítricas são os únicos alimentos que beneficiam o sistema imunológico

Outra crença (falsa) muito comum é de que apenas as frutas cítricas contêm vitamina C em sua composição e por isso são os únicos alimentos capazes de beneficiar o sistema imunológico. Isso é um mito, pois diversos outros vegetais e até mesmo frutas possuem grandes quantidades da vitamina. Outros alimentos que beneficiam o sistema imunológico são:

Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade

Alimentos e vitaminas são a única forma de fortalecer a imunidade

Esse mito é extremamente popular e completamente falso, afinal, essas não são as únicas maneiras de fortalecer o sistema imune. A imunidade também pode ser fortalecida ao manter o corpo ativo, ou seja, praticando regularmente atividades físicas, ao dormir horas suficientes (pelo menos 6 horas por dia) e por meio do controle do estresse

Leia também: Pequenos hábitos que ajudam a fortalecer a imunidade

Suplementos funcionam para todo mundo é um dos mitos sobre a imunidade

Sobretudo nos últimos anos, suplementos alimentares vêm tornando-se cada vez mais populares. Entretanto, eles não necessariamente funcionam para todos. Além de não serem acessíveis para todo mundo, é indicado apenas em casos de deficiência específica de alguma vitamina, desnutrição ou junto com atividade física para ganho de massa muscular.

Leia mais: Alimentos naturais que valem mais que suplementos

Apenas alguns nutrientes são importantes para a imunidade

Há uma crença muito disseminada de que apenas alguns nutrientes específicos são importantes para o sistema imunológico. O zinco e a vitamina C se tornaram populares nesse quesito. Contudo, não é verdade que só eles são importantes para o fortalecimento da imunidade, afinal, outras vitaminas e outros minerais são tão essenciais quanto esses.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental