Mitos da dieta detox: Conheça os principais

Alimentação
15 de Janeiro, 2020
Mitos da dieta detox: Conheça os principais

A dieta detox está cada dia mais popular. Por isso, surgem muitos mitos sobre a popular linha de alimentação. A dieta detox tem como principal objetivo “desintoxicar o corpo”. Mas como?

Para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, o programa aposta em alimentos naturais e exclui os industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, como laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.

Não só, busca aliviar os processos inflamatórios do corpo, estimulados pelo consumo de açúcar, pelo tabagismo, pelo sedentarismo, entre outros fatores. Além disso, essa dieta conta com referências milenares, ou seja, de antigos hábitos de alimentação das mais antigas civilizações do mundo. Por exemplo, o consumo do chá, uma bebida terapêutica que ajuda no processo de limpeza.

A seguir, a nutricionista Leticia Manduca, autora do livro “100 Receitas Detox para emagrecer com saúde”, explica quais são os maiores mitos da dieta detox. Confira

Mitos da dieta detox

Mito #1: Só pode fazer detox alguns dias na semana

Isso é um mito popular, entretanto, errado. Pois, é possível seguir a dieta detox diariamente. Assim, ela será ainda mais eficaz, promovendo a maior desintoxicação do corpo.

Mito #2: Suco detox não ajuda em nada

Falso! Ainda que não existam alimentos ou sucos milagrosos, o suco detox pode ser altamente benéfico para a saúde, sendo ele uma ótima fonte de fibras e vitaminas para o corpo.

Leia mais: Receita de suco detox para emagrecer

Mito #3: Não pode comer fruta na detox

Frutas são essenciais para a plena saúde do organismo. Elas são fontes de vitaminas, fibras e energia e podem (e devem) ser incluídas em qualquer dieta, nas quantidades certas.

Mito #4: Pessoas anêmicas não podem fazer detox

A anemia é uma redução na quantidade de hemoglobina, a qual pode ser causada pela deficiência de ferro. Portanto, é falso afirmar que detox piora a anemia, visto que essa é uma dieta que estimula o consumo de alimentos como, por exemplo, as folhas verdes – ricas em ferro e demais vitaminas essenciais.

Mito #5: Suco detox só pode ser tomado de manhã

O suco detox pode ser consumido em qualquer horário do dia e não há motivo para acreditar que ele só possa ser tomado na parte da manhã. Entretanto, recomenda-se que ele seja tomado ao acordar ou na parte da noite, mas isso não é uma obrigatoriedade.

Leia também: Receita de suco detox para desinchar

Mito #6: Só posso consumir alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são aqueles que não entraram em contato com químicos sintéticos durante seu plantio. Entretanto, eles costumam ser mais caros e de difícil acesso para muitas pessoas. Portanto, não é verdade dizer que na dieta detox só é permitido o consumo de legumes e verduras orgânicos.

Em contrapartida, apenas recomenda-se que todos os alimentos sejam sempre higienizados com cuidado.

Mito #7: Não possui benefícios para a saúde

Não apenas a dieta detox melhora a pressão arterial, ela também possui diversos outros benefícios à saúde. Por exemplo, diminui o nível de açúcar no sangue, ou seja, controla a insulina. Desse modo, ela dificulta o ganho de peso e previne doenças, como a diabetes.

Além disso, promove a melhora da pele, pois hidrata o corpo e elimina toxinas.

Mito #8: Fazer detox é caro

Considerando que a maior parte da dieta detox é composta por frutas, legumes e verduras, é falso dizer que segui-la é caro. Isso, pois esses produtos são alguns dos alimentos mais baratos e acessíveis.

Mito #9: Chá quebra jejum

O chá, um alimento muito recomendado na dieta detox, não quebra o jejum – ao contrário do que muitos pensam.

Atualmente, o jejum intermitente vem ganhando popularidade e muitas pessoas temem que seguir a dieta detox atrapalhe o jejum. Não é verdade, pois, a menos que haja adição de açúcar, o chá não quebra o jejum. Portanto, pode beber sem medo.

Mito #10: Suco detox não pode substituir uma refeição

Esse é um dos maiores mitos da dieta detox e é mentira. O suco detox pode, sim, substituir uma refeição, visto que é fonte suficiente de fibras, vitaminas e energia.

Leia também: Dieta detox: Método faz cantora Perlla emagrecer 20 quilos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental