Mindful leadership: Benefícios da liderança consciente

Equilíbrio
11 de Setembro, 2020
Mindful leadership: Benefícios da liderança consciente

Ser líder e ter que gerenciar equipes pode ser uma tarefa trabalhosa e cheia de desafios. Por isso, as empresas estão cada vez mais adotando o mindful leadership, um método que propõe uma liderança mais consciente e capaz de cultivar um estado de atenção.

Dessa maneira, o mindful leadership – ou liderança consciente – trata-se de uma abordagem que ajuda a limpar a mente e gerenciar as emoções, para que possamos desenvolver uma maneira sustentável de liderar, com base na atenção plena.

A atenção plena (mindfulness) é uma técnica que visa focar no aqui e agora, sem deixar que o passado e o futuro afete as ações e pensamentos. Portanto, é fundamental para a liderança pois impacta diretamente na inteligência emocional

Assim, como um líder consciente, você será capaz de aumentar o trabalho em equipe, a colaboração e o envolvimento dos funcionários.

Dito isso, existem diversos métodos para quem deseja praticar o mindful leadership. Entre eles, está a abordagem individual por meio de exercícios de meditação e respiração, além da possibilidade de mudar a mentalidade para o trabalho em equipe. 

Benefícios

Os benefícios do mindful leadership são diversos, afinal, não só você será impactado, como todo o seu time de profissionais. Veja abaixo o quanto essa prática pode ser benéfica:

Diminui os níveis de estresse e ansiedade

De acordo com pesquisas, quando um líder se estressa muito, a ansiedade pode ser sentida por todos os membros da empresa, o que afeta a performance dos funcionários.

Por isso, o mindful leadership é uma ótima alternativa para evitar problemas como o esgotamento profissional. Além disso, a atenção plena é benéfica não só para a mente, como também para o corpo.

Leia também: Mindfulness pode diminuir pressão arterial

Aumento da criatividade

Ao praticar a liderança consciente, você se tornará mais focado no que está fazendo, o que consequentemente aumenta as chances de encontrar soluções mais criativas. Isso porque quando lidamos com distrações e pensamentos intrusivos, não é possível ter total atenção na tarefa que estamos realizando.

Leia mais em: Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar

Desenvolvimento do autoconhecimento

Com o mindfulness fica mais fácil focar no presente e desenvolver o autoconhecimento. Sendo assim, ao ter mais consciência sobre sua mente e suas emoções, você é mais capaz de gerenciar seus sentimentos da melhor forma possível.

Ou seja, quando você estiver trabalhando e se sentir triste ou desmotivado, não irá deixar que essas emoções interfiram no presente.

Clareza

Conhecer a própria mente e focar apenas no presente nos beneficia com maior clareza para resolver situações mais difíceis. Então, com a liderança consciente, os gestores solucionarão os problemas com mais calma e clareza, focando em resultados mais efetivos e despertando a confiança entre seu grupo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022