Microverdes: O que são e como consumir

Alimentação
06 de Janeiro, 2020
Microverdes: O que são e como consumir

Os microverdes (em inglês, microgreens) se tornaram populares nos últimos anos e já conquistaram uma verdadeira legião de fãs. Mas, afinal, o que são? 

Se você ainda não os conhecia, tudo bem. Na verdade, eles são mesmo “novidade” por aqui, tendo sido popularizados apenas na década de 1980, por chefs na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Seu nome foi cunhado em 1998. 

O que são? 

Nada mais são do que, como o próprio nome diz, “miniverdes”, ou seja, pequenos vegetais. A explicação para seu tamanho é que esses alimentos nunca atingem a maturidade, assim, são colhidos “baby”. Eles realmente são bem pequenos, atingindo apenas cerca de 5 a 10 centímetros, desde a folha até a raiz. 

Por serem colhidos de forma prematura, ou seja, antes do tempo próprio, eles são mais nutritivos. Como assim? 

Leia também: Broto de feijão: O que é, benefícios e propriedades

Microverdes são mais nutritivos? 

Sim. A explicação para isso é que, quando colhidos em sua segunda etapa de amadurecimento, ainda prematuros, os microverdes retêm mais nutrientes. Afinal, é na segunda etapa em que a planta consegue acumular até 40 vezes mais nutrientes do que nas demais fases de seu crescimento. 

Sendo assim, os microverdes são mais nutritivos do que os mesmos vegetais maduros. Também, são ótima fonte de fibras.

Microverdes mais comuns

Certamente, a variedade de microverdes é extensa, visto que basicamente qualquer folha ou vegetal pode ser encontrado em sua forma “micro”. Assim, alguns exemplos mais comuns de microverdes são:

Como consumir

Os microverdes podem facilmente complementar uma deliciosa e nutritiva salada, mas as opções de receitas não param por aí. Conheça algumas alternativas.

  • Sucos verdes
  • Omelete
  • Ovos mexidos
  • Farofa de folhas
  • Molhos, como o pesto

Portanto, os microverdes podem tornar qualquer receita mais nutritiva. Assim, seu consumo é ainda mais recomendado para o início do dia e a quebra do jejum, ou seja, no café da manhã. Dessa forma, garantirá diversas vitaminas e mineiras logo cedo, bem como agirá como fonte de fibras e energia.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental