Afinal, usar o micro-ondas retira os nutrientes dos alimentos?

Alimentação
02 de Setembro, 2020
Afinal, usar o micro-ondas retira os nutrientes dos alimentos?

A praticidade é algo muito prezado hoje em dia, por isso, o micro-ondas se tornou um item tão popular. Entretanto, será que o micro-ondas retira os nutrientes dos alimentos? Essa ainda é uma dúvida comum, apesar de seu uso já ser tão disseminado e comum.

Basicamente, o forno de micro-ondas funciona através de ondas eletromagnéticas de alta frequência que têm grande capacidade de penetração na comida. No entanto, o micro-ondas é o método mais rápido de aquecimento usado na cozinha e a radiação não fica na comida, pois o aquecimento se dá devido ao movimento da água que as ondas proporcionam, não por sua absorção.

Leia também: Air fryer é saudável? Descubra se vale a pena ter a fritadeira

Afinal, o uso do micro-ondas retira os nutrientes dos alimentos?

É notável que, depois de aquecidos no micro-ondas, os alimentos muitas vezes ganham uma nova textura e um novo sabor. Mas, será que isso indica mesmo que houve perda de nutrientes?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a utilização do microondas para aquecer alimentos não traz qualquer risco para a saúde. A princípio, o que se sabe é que o aquecimento dos alimentos no micro-ondas pode ocasionar alterações em suas células. Mais precisamente, pode levar ao estresse oxidativo, que é causado por radicais livres e é o responsável pelo “envelhecimento” dos alimentos. Isso se deve principalmente à perda de flavonoides (antioxidantes) que o micro-ondas causa, como já previamente demonstrado em mais de um estudo.

Portanto, o uso do micro-ondas retira sim parte dos nutrientes dos alimentos. Porém, é preciso considerar que demais métodos de cozimento também causam a perda de nutrientes, ou seja, isso não é um efeito exclusivo do aparelho. Sendo assim, o uso ocasional como forma de aquecer os alimentos não é motivo para preocupação.

Por fim, não é recomendável cozinhar alimentos no micro-ondas, apesar de que aquecer ligeiramente o que sobrou do almoço provavelmente não causará problemas. Assim, dê preferência ao forno e ao fogão para preparar as refeições e utilize o micro-ondas com moderação ou somente para aquecer rapidamente alimentos já cozidos.

Leia mais: Como o cozimento afeta os nutrientes da comida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental