Maracujá com mel acalma e ajuda a dormir melhor?
Você já deve ter visto alguém oferecer um suco ou um chá de maracujá com mel para uma pessoa ansiosa. Isso porque a combinação tem fama de ser um ótimo calmante. Mas será que é verdade?
Maracujá com mel funciona?
O maracujá é uma fruta do grupo Passiflora (com mais de 600 gêneros diferentes), predominantemente encontrada em regiões de clima tropical. A espécie mais estudada é a Passiflora incarnata, que concentra grandes quantidades de passiflorina, uma substância com ação calmante e relaxante.
A passiflorina atua inibindo o receptor do neurotransmissor GABA. Desse modo, ela provoca uma ação depressora no sistema nervoso central, isto é, diminui a atividade do cérebro. Como consequência, a pessoa pode sentir a sua ansiedade e o seu estresse diminuídos.
O fruto do maracujá contém passiflorina, mas menos do que suas folhas e flores. Portanto, o suco da polpa pode ter um leve efeito calmante que pode ser percebido em pessoas mais sensíveis, como é o caso de crianças. Quem é mais resistente à ação do composto pode preferir o chá da folha e da flor, que tende a ser mais potente. Ou até os concentrados em cápsulas — que apesar de não precisarem de receita médica, só devem ser ingeridos com o aval médico.
Além disso, não podemos nos esquecer que o maracujá é rico em diversos nutrientes essenciais para a saúde humana. Como vitaminas A, C, B1 e B12, cálcio, fósforo e ferro.
O mel, por outro lado, é fonte de triptofano, aminoácido que age como calmante e potencializador da serotonina — neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.
Portanto, apesar de seu efeito ser mais suave para algumas pessoas, tomar um suquinho de maracujá com mel com certeza é melhor do que o refrigerante ou o café no que diz respeito a dormir melhor. Veja como preparar:
Suco de maracujá com mel
Ingredientes:
- 3 unidades de maracujá;
- 500mL de água gelada;
- 3 col (sopa) de mel de abelha.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes e sirva em seguida.
Leia também: Farinha de maracujá: Para que serve, benefícios e como consumir