A manteiga deve ficar dentro ou fora da geladeira?
Quem não abre mão de um pão na chapa com manteiga de manhã com certeza já passou por isso: na hora de passar o segundo ingrediente, ele está duro e difícil de espalhar por conta da baixa temperatura do refrigerador. Por isso, muita gente opta por deixar a manteiga fora da geladeira. Mas será que o hábito é seguro? Entenda:
Manteiga pode ficar fora da geladeira?
Apesar de geralmente encontrarmos o item nas prateleiras comuns do supermercado, a partir do momento em que ele é aberto, deve ser resfriado. Isso acontece porque ao ser fabricado, o ingrediente passa pelo processo de pasteurização, fazendo com que as embalagens possam ficar fora do equipamento por muito tempo — mas desde que lacradas, tá?
Contudo, e conforme vamos usando o alimento, fungos e bactérias se desenvolvem nele (às vezes silenciosamente). Alguns desses micro-organismos podem fazer mal para o corpo humano e provocar intoxicações alimentares. E é aí que entra o papel da geladeira: as temperaturas mais baixas impedem que isso ocorra rapidamente.
A principal matéria-prima da manteiga é o creme de leite (cerca de 82% de toda a composição), que passa por um processo ainda na fábrica para se transformar em uma espécie de gordura láctea. Portanto, vale ficar de olho no produto: se ele estiver com um odor ruim e com um gosto azedo, é hora de descartá-lo. E lembre-se sempre de seguir as recomendações de conservação e o prazo de validade.
Contudo, manteiga rançosa nem sempre é sinônimo de estragada. Ela pode apenas ter tido contato com substâncias como a água, o que causa oxidação.
Leia também: Conservar alimentos no verão: Comidas que mais estragam nos dias de calor
Mas o que eu faço para a manteiga não ficar dura?
Você pode deixá-la fora da geladeira por até duas horas. Ou, então, armazená-la na porta, onde a temperatura não é tão baixa.