Mangarito: O que é, propriedades e benefícios

Alimentação
15 de Junho, 2020
Mangarito: O que é, propriedades e benefícios

O mangarito, também chamado de “batatinha do mato”, é uma planta comum na América do Sul. De aparência similar a de uma batata, é uma raiz tuberosa, ou seja, é da mesma família que o inhame, a beterraba e demais tubérculos. Plantado em locais de clima tropical, costuma ser colhido nos meses de maio e agosto.

Geralmente de cor amarela, o mangarito também pode apresentar as cores branca, laranja e roxa em seu interior. Entre suas propriedades, a vitamina A é especialmente abundante, assim como fósforo.

Benefícios do mangarito

Pele saudável

A princípio, o mangarito é uma planta rica em vitamina A. Ela é um nutriente importante para a saúde do organismo, pois cumpre as mais diversas funções, inclusive ajudando na manutenção de uma pele saudável e jovial. Também chamada de retinol, a vitamina A é um anti-inflamatório natural que ajuda a evitar o envelhecimento precoce (decorrente da ação de radicais livres) e o aparecimento de acne, rugas e linhas de expressão.

Leia mais: Aposte na vitamina A para tratar acne. Saiba mais

Fortalece a imunidade

Não só, por ser anti-inflamatória, a vitamina A presente em grande quantidade no mangarito ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a manter o corpo prevenido de doenças e inflamações. 

Ossos fortes

Ainda, a raiz do mangarito possui importantes minerais em sua composição, como fósforo e cálcio. No caso do cálcio, a cada 100 g do mangarito é possível encontrar cerca de 15 mg desse mineral, o qual é essencial para manter os ossos densos, fortes e saudáveis, bem como os cabelos, os dentes e as unhas.

Leia também: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite

Metabolismo regulado

No caso do fósforo, a cada 100g do alimento, é possível encontrar 46 mg do mineral. O fósforo é essencial para a regulação do metabolismo e, portanto, do sistema endócrino do corpo como um todo. Além disso, outras funções desse mineral são: formação dos ossos e dos dentes junto ao cálcio, prevenir taquicardia e proteger a memória.

Leia mais: Hábitos que deixam o metabolismo lento

Como consumir o mangarito

  • As folhas da raiz podem ser usadas em saladas;
  • Em sopas, caldos e cremes;
  • Cozido, assado, frito e salteado

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental