Maltodextrina: Propriedades e como consumir
Esse suplemento tem dado o que falar: a maltodextrina é querida por aqueles que desejam ganhar massa magra e definir os músculos. Feita a partir do amido de milho, é específica para quem segue um treinamento de alta intensidade e com longa duração.
Esse suplemento é resultado da hidrólise do amido do milho que, em pó, é consumido por atletas da musculação. Seu índice glicêmico é alto, além de bastante calórico. Entretanto, sua absorção no organismo é rápida e, assim, ajuda na hipertrofia. Desse modo, tornou-se muito popular.
Mais conhecida como apenas “malto”, fornece energia por um tempo razoavelmente longo, ou seja, beneficia o treino, rendendo ao atleta um melhor desempenho e resultados mais eficazes.
Em resumo, fornece ao corpo carboidratos em grande quantidade, o que facilita a ação das proteínas na recuperação e crescimento muscular (hipertrofia).
Leia mais: Suplementos alimentares: O que são e quando tomar
Propriedades da maltodextrina
Principalmente, a maltodextrina é composta por: maltose, dextrina e ciclodextrina, compostos da glicose. Assim, rendem energia prolongada. Por isso, no corpo ela será transformada em açúcar. Atenção: não deve ser consumida em excesso ou poderá causar ganho de peso.
Leia também: O que são anabolizantes e quais seus efeitos na saúde
Como consumir maltodextrina
Esse suplemento pode ser consumida tanto antes, bem como após o treino. Assim, pode ser ingerido em forma de shake, a forma mais comum, mas também pode ser inserida em receitas como:
Precauções ao consumir
Como qualquer suplemento, a maltodextrina só pode ser consumida sob orientação de um nutricionista ou um médico especializado. Ao comprar o produto, vale observar também se a empresa que o fabricou está regulamentada pela ANVISA.
Também, o consumo em excesso da maltodextrina pode aumentar a produção de insulina, em decorrência dos picos de glicose, o que favorece a hipoglicemia. Em doses muito altas há ainda o risco de diarreias, náuseas e vômitos.
Leia mais: 4 dicas para evitar dor muscular depois do treino