Macadâmia: O que é, propriedades e benefícios
A macadâmia é uma oleaginosa cheia de propriedades saudáveis, um sabor fantástico e diversos benefícios ao organismo.
Original da Austrália, a macadâmia ganhou fama ao redor de todo o mundo e seu consumo aumenta cada vez mais. Por muitos considerada “a rainha das nozes”, é cultivada em países com climas tropicais, portanto, há o plantio da mesma no Brasil.
O que é a macadâmia?
Trata-se de uma oleaginosa muito requisitada devido ao seu delicioso sabor. Porém, seu custo costuma ser bastante elevado quanto comparada com outras nozes. É encontrada não apenas na indústria alimentícia, mas também na indústria de cosméticos, em produtos como sabonetes e hidratantes.
Leia mais: Receita salada de folhas verdes com nozes
Propriedades da macadâmia
Como o restante das oleaginosas, é fonte de diversos nutrientes e vitaminas, tais como a vitamina A. Alguns minerais que possuem são o ferro, a tiamina, a riboflavina e a niacina. Além disso, contém quantidade considerável de proteína.
Não só, a macadâmia possui também antioxidantes (polifenóis, aminoácidos, flavonas e o selênio), que propiciam um sistema imunológico forte e poderoso.
Leia também: Alimentos que melhoram a memória
Benefícios da macadâmia
Ajuda no emagrecimento
Além de conter diversos nutrientes essenciais para a saúde do corpo, a macadâmia pode ser de grande auxílio no processo de emagrecimento, visto que é carregada de boas gorduras e bom colesterol. Também promove a sensação de saciedade, além de controlar os níveis de colesterol do corpo e auxiliar a queima de gordura.
Intestino regulado
Como se não bastasse ajudar na perda de peso, é ótima para o sistema digestivo. Isso, pois é rica em fibras, que promove a melhor saúde da flora intestinal.
Ossos saudáveis
Também é alidada dos ossos saudáveis. A explicação é a quantidade de fósforo presente na macadâmia, que desempenha uma variedade de papéis, incluindo a manutenção de ossos e dentes , metabolismo regulado e a melhor absorção e transporte de nutrientes.
Leia também: Melhores alimentos para quebrar jejum intermitente