Lipidograma: O que é e para que serve o exame?

Saúde
28 de Dezembro, 2021
Lipidograma: O que é e para que serve o exame?

Também chamado de perfil lipídico, o lipidograma tem a finalidade de mensurar os níveis de gordura em nosso sangue, como HDL, LDL, VLDL, colesterol total e triglicérides. Todos esses tipos de gordura (lipídio) devem estar em equilíbrio para evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O lipidograma faz parte do check-up médico, o qual devemos fazer com regularidade (de uma a duas vezes por ano ou de acordo com a recomendação médica). Além disso, o exame pode ser feito para monitorar os níveis lipídicos durante um tratamento de controle ou de alguma doença relacionada.

Qual a importância e como é feito o lipidograma?

Com o aumento de casos de doenças do coração e do sistema vascular, como AVC, trombose venosa, aterosclerose e infarto, esse exame é essencial para avaliar a probabilidade de desenvolver problemas do gênero. Os resultados são avaliados em conjunto com outros exames e fatores de risco (histórico familiar, por exemplo) para o fechamento do diagnóstico.

Dessa forma, o exame é bem simples e feito por meio de coleta de sangue, geralmente em jejum de 8 a 12 horas.

Leia também: Saiba como usar a compressa quente para o alívio da dor

Indicadores do lipidograma

Embora só um médico tenha competência para interpretar o laudo e seus indicadores, há alguns valores médios aconselhados pela maioria das Sociedades de Cardiologia e Endocrinologia:

  • Triglicérides: menos de 150 mg/dL;
  • Colesterol total: menor que 200 mg/dL;
  • HDL (colesterol “bom”): ideal 60 mg/dL ou acima;
  • LDL (colesterol “ruim”): abaixo de 100 mg/dL é considerado ideal; se o indivíduo estiver com os níveis entre 100 mg/dL e 129 mg/dL, é igualmente saudável. Porém, acima desse limite é sinônimo de alerta.

As metas de LDL podem ser muito mais rígidas a depender do histórico pessoal do indivíduo, como a presença de infarto ou AVC prévios, comorbidades como hipertensão, diabetes e tabagismo, e presença de hipercolesterolemias familiares.

Leia também: Ômega-3 para gestantes e lactantes: Conheça os benefícios

Como manter os indicadores saudáveis?

Para evitar possíveis doenças cardiovasculares e outros problemas como o diabetes, não há muito segredo: levar uma vida saudável e ativa, além de controlar a alimentação são as principais recomendações para manter a qualidade de vida. Contudo, caso haja algum tipo de doença, o médico prescreverá um tratamento com medicamentos para controlar os níveis do colesterol. Ademais, em paralelo, serão feitos exames para acompanhar a evolução do tratamento, como o perfil lipídico.

Fonte: Barbara Scalon Magro, médica endocrinologista da clínica Care Club.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas