Licopeno: O que é, função e benefícios
O licopeno é um poderoso antioxidante carotenoide. Trata-se da substância natural responsável pela cor vermelha de alguns alimentos, como a melancia e o tomate. Mas, essa não é sua única função.
Em humanos, a substância se destaca por sua capacidade de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas.
Benefícios do licopeno
Previne o envelhecimento precoce
Entre os carotenoides o licopeno se destaca pela sua capacidade de retirar da circulação sanguínea elementos oxidantes, extremamente prejudiciais ao organismo, reduzindo assim a capacidade de ocasionar danos celulares e, como consequência, o envelhecimento precoce.
Fortalece a imunidade
Ainda, o licopeno age diretamente no fortalecimento da imunidade. Dessa forma, torna-se mais difícil que doenças, como resfriados e a gripe, abalem a saúde do organismo.
Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade
Ajuda na prevenção do câncer de próstata
Assim como os demais antioxidantes, o licopeno é benéfico para a prevenção do diagnóstico de câncer. Nesse sentido, isso é ainda mais evidente em relação ao câncer de próstata. Em suma, isso deve-se ao maior poder desse antioxidante de proteger as células da próstata contra alterações maléficas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor cancerígeno.
Leia mais: Alimentos que ajudam a prevenir câncer de próstata
Controla o nível de colesterol no corpo
A principal função do LDL, também chamado de colesterol ruim, é fornecer colesterol para as células do corpo e, ao fazer isso, também fornece licopeno e betacaroteno, outro antioxidante. Dessa maneira, essas substâncias ajudam a prevenir a oxidação e deposição do colesterol LDL no organismo. Sendo assim, o antioxidante previne o colesterol alto e, consequentemente, diversos problemas cardiovasculares.
Leia mais: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Fontes de licopeno
Não só, também existem cápsulas para suplementação.