Lesões no beach tennis: Dicas de como evitar
Se você gosta de praticar atividades físicas na praia, o Beach Tennis é uma ótima opção. A modalidade mistura vôlei de praia, badminton e tênis. Assim, este esporte foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Mas apenas em 1996 começou a se profissionalizar. No entanto, assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis.
Dessa maneira, uma das lesões mais comuns é a epicondilite lateral (cotovelo de tenista), que consiste em uma inflamação dos tendões desta parte do corpo. O problema causa dor intensa no cotovelo que pode irradiar para o braço, antebraço e mãos.
Um estudo publicado na The Physician and Sportsmedicine, mostrou que de um total de 206 atletas, houve 178 lesões em 92 jogadores (44,7%).Em relação ao local da lesão, o ombro foi a área lesionada com maior frequência.
Leia também: Beach Tennis: Saiba como escolher a sua raquete
Por isso, é essencial ter cuidado para evitar lesões no Beach Tennis. Veja abaixo dicas que podem ajudar:
Faça um aquecimento antes do beach tennis
O aquecimento é essencial antes de qualquer atividade física para evitar possíveis lesões. Pois aumenta a temperatura do corpo e o ritmo cardíaco e alonga as articulações que vão trabalhar com mais intensidade.
No Beach Tennis não é diferente, mas lembre-se que apenas a prática do alongamento não ajuda na prevenção de lesões.
Tenha o acompanhamento de um profissional
Por mais que seja óbvio, antes de iniciar o Beach Tennis, é imprescindível buscar um professor que possa te auxiliar na execução dos movimentos. Assim, você diminui as chances de danos e ganha mais confiança no esporte.
Use equipamento adequado e de boa qualidade
Os equipamentos também são fatores muito importantes na realização do Beach Tennis. Isso porque o uso inadequado das raquetes pode contribuir com lesões no cotovelo e punho. O mais importante na escolha da raquete é levar em conta fatores como o peso e comprimento.