Ler antes de dormir ajuda a ter alimentação mais saudável
Não é novidade que ler antes de dormir ajuda na qualidade do sono, mas, de acordo com uma pesquisa recente, esse não é o único benefício da prática.
O site de avaliações de colchões e produtos para dormir Sleep Junkie entrevistou 1.000 pessoas sobre hábitos de sono e rotinas de dormir, e se eles liam ou não na cama.
Dos participantes da pesquisa, 11% lêem uma ou duas noites por semana, 12% lêem três ou quatro, 7% lêem cinco ou seis e 8% lêem toda noite. O tempo médio gasto com leitura é de 43 minutos.
O resultado
Todos os voluntário que têm o hábito de ler antes de dormir disseram que a leitura promove relaxamento, reduz o estresse, centraliza a mente e melhora a qualidade do sono. Quase três quartos dos leitores na hora de dormir acreditam que teriam mais dificuldade em adormecer se não lessem regularmente na cama, e 96% recomendariam ler antes de dormir para outras pessoas.
Leia também: Como as redes sociais podem atrapalhar a qualidade do sono
Sabemos que o sono é vital para tudo, desde manter a saúde física até melhorar a aptidão cognitiva, e ler antes de dormir parece aumentar a qualidade e a quantidade de sono.
Portanto, não é uma surpresa que esse ritual noturno também afeta indiretamente outros aspectos importantes da vida, incluindo sucesso profissional e financeiro, saúde física e otimismo geral.
Além do sono, quem lê na cama é 12% mais inclinado a comer uma dieta saudável, 14% mais propenso a participar de uma atividade física e 8% mais inclinado a manter consultas regulares com médicos e dentistas.
Ou seja, se você está tendo problemas para adormecer e ainda não tentou ler para acalmar a mente e persuadir sua sonolência interior, talvez seja hora de tentar.