Leite de semente de melão: Para que serve e como fazer em casa
Quem segue uma alimentação vegana ou tem intolerância à lactose está sempre em busca de bebidas vegetais para substituir o leite de vaca. No mercado, há inúmeras opções: aveia, amêndoas, castanhas, arroz, coco… Contudo, o que poucos sabem é que existe a alternativa de leite de semente de melão. Além de mais barato e ecológico, ele concentra vitaminas e minerais benéficos para o funcionamento do corpo. Confira:
Benefícios do leite de semente de melão
O leite de semente é feito com o melão amarelo, da espécie Cucumis melo. Seus benefícios são:
Rico em antioxidantes
Os flavonoides, os carotenoides, os compostos fenólicos e as fibras prebióticas ajudam a combater os efeitos dos radicais livres no corpo, muitas vezes relacionados a doenças crônicas como câncer e problemas cardíacos.
Leia também: Melão: Benefícios e propriedades da fruta
Contém boas doses de proteínas
O alto teor de proteínas do leite de semente de melão o torna uma excelente opção para veganos e vegetarianos.
Fonte de micronutrientes
Como ferro, fósforo, potássio e magnésio, minerais que contribuem para diversos processos do organismo.
Menos resíduos para o lixo
De acordo com um estudo, todos os anos, são descartadas milhões de toneladas de sementes como resíduo industrial e doméstico, gerando problemas ambientais e econômicos. Dessa forma, aproveitar as sementes que iriam para o lixo ajuda o meio ambiente.
Mais barato
Vamos combinar: as bebidas vegetais não são nada baratas. No entanto, por ser uma opção que dá para fazer em casa, a alternativa com a fruta vale para quem quer economizar.
Sabor do leite de semente de melão
A bebida possui um sabor suave e uma textura mais encorpada, mas lembra o leite de amêndoas. Pode ser consumido puro, com café, com achocolatado, batido com frutas… Ou então em receitas de bolos, tortas e smoothies.
Leia também: Semente de melão: Benefícios que você precisa conhecer
Mas como preparar o leite de semente de melão em casa?
Fazer o leite de semente de melão em casa não é nada difícil. Primeiro, você deve lavar bem as sementes (cerca de uma xícara) em água corrente para que a polpa e as fibras sejam eliminadas.
Depois, enrole-as em papel toalha (ou em um pano) para tirar o excesso de umidade — você pode conservar por três dias na geladeira depois disso. Em seguida, coloque as sementes no liquidificador, adicione duas xícaras de água, bata e coe. E por fim, armazene na geladeira, em um pote de vidro.