Leg press: O que é, benefícios e como usar
Para ter pernas fortes e glúteos definidos, além da alimentação é necessário fazer exercícios específicos. O leg press, por exemplo, é uma das melhores opções para isso.
Quem entra na academia logo conhece o leg press no treino de pernas. Assim, este exercício é muito completo por envolver grande parte dos músculos dos membros inferiores. Por ser realizado em um banco inclinado a 45º, fortalece a panturrilha, o quadríceps (parte da frente das coxas), os glúteos e os isquiotibiais (posteriores das coxas).
O leg press pode ser feito tanto por alunos mais avançados quanto por iniciantes, o diferencial é apenas a carga e número de séries e repetições. Além disso, é de fácil execução e não exige equilíbrio.
No entanto, o leg press é contraindicado para quem sofre de problemas nas articulações. Pessoas com dores nos joelhos, quadril e lombar também devem evitar.
Benefícios do leg press
Dessa maneira, veja os principais benefícios deste exercício:
Você economiza tempo
O leg press é uma ótima maneira de economizar tempo na academia. Isso porque por ser um movimento multiarticular, vários grupos musculares são trabalhados ao mesmo tempo.
Queima calorias
Para realizar o leg press é necessário fazer bastante esforço e gastar muita energia. Consequentemente, isso contribui para a queima de calorias.
Leia também: Engrossar as pernas: Confira os melhores exercícios
Ajuda na hipertrofia muscular
Por envolver grandes músculos na execução do movimento, o leg press estimula a hipertrofia como um todo. Ainda, ele promove a produção de testosterona, hormônio que contribui para o ganho de músculos.
Como fazer leg press
O mais importante é ter o auxílio de um educador físico – principalmente se você for iniciante – em qualquer tipo de exercício. Assim, você evita possíveis lesões.
- Primeiro, coloque o peso no aparelho de acordo com o seu condicionamento físico;
- Depois, sente-se no banco e posicione os pés na plataforma na largura dos ombros. Lembre-se de deixar os joelhos para fora, evitando que eles se juntem;
- Em seguida, segure os pegadores laterais;
- Desse modo, destrave o aparelho e abaixe o peso de maneira lenta, até o ponto em que as pernas formem um ângulo de 90º
- Empurre a plataforma – focando o peso nos calcanhares,não na ponta dos pés – e vá estendendo as pernas sem movimentos bruscos;
- Pare o movimento um pouco antes da perna ficar totalmente esticada, e repita o movimento.
Evite erros comuns
- Levantar o quadril do banco;
- Colocar a força na ponta dos pés ao empurrar a plataforma;
- Juntar os joelhos durante o exercício;
- Exagerar na amplitude do movimento;
- Esticar a perna totalmente;
- Usar as mãos para empurrar a plataforma.