Lavar o cabelo com água quente faz mal? Profissional esclarece
Difícil negar que, nos dias mais frios, é uma delícia tomar um banho bem relaxante e lavar o cabelo com água quente. Por mais que seja um momento para lá de prazeroso, contudo, esta atitude prejudica – e muito! – a saúde dos fios.
Cris Dios, fundadora do hair spa Laces and Hair, de São Paulo, explica que a água em temperaturas muito altas oferece malefícios não só para o couro cabeludo, mas para toda a estrutura do fio. Seguindo algumas orientações, contudo, é possível evitar estes problemas.
Por que lavar o cabelo com água quente faz mal?
De acordo com a profissional, a água quente estimula de forma excessiva as glândulas sebáceas, ou seja, a produção de oleosidade do couro cabeludo. Com isso, é possível gerar um processo inflamatório na região, além de também a deixar mais sensibilizada.
“Além disso, o fio ainda acaba ressecando e desidratando por inteiro. Então água quente não faz bem para o cabelo de forma nenhuma”, complementa.
Para não prejudicar o cabelo na hora de lavá-lo, o ideal é ajustar a água entre 23 ou 24 graus, que é uma temperatura morna.
Leia também: Lavar o cabelo todos os dias: saiba se essa atitude pode prejudicar os fios
Como evitar a água quente nos dias mais frios?
É normal que as pessoas ajustem o chuveiro com a água quente nos dias mais frios, para a temperatura ficar agradável para o corpo. Cris sugere, portanto, que o cabelo seja lavado separadamente, para evitar os malefícios citados acima.
“Para não deixar a água tão quente, você pode jogar a cabeça para frente e lavar o cabelo de cabeça pra baixo, com a água um pouco mais fria ou ao menos não tão quente quanto você ajustou para o banho”, ela explica.
Leia também: Reverse washing: Benefícios de lavar o cabelo “na ordem contrária”
Além disso, outra sugestão para deixar os fios mais saudáveis é dar um último enxágue no cabelo com uma água mais fria do que a da lavagem.
“Isso acaba dando um brilho maior pro cabelo porque esse choque de temperatura sela a cutícula”, explica.
Fonte: Cris Dios, fundadora do hair spa Laces and Hair, de São Paulo.